domingo, julho 04, 2010

Amor......




Não existe coisa melhor na vida do que acordar pela manhã e, ao ver a pessoa amada ao seu lado, sentir paz, prazer e alegria. Se a felicidade tem uma definição, esta deve ser a mais próxima e não há como alcança-la, plenamente, sem conjugar esses três elementos! Alguém pode dizer que eu não mencionei Deus... Ledo engano, pois Deus está presente em cada um deles!
Existem pessoas que os procuram isoladamente, como se fosse possível viver só de paz, só de prazer ou só de alegria. Outros preferem pagar por alguns momentos deles, como se fossem artigos descartáveis de um supermercado. Só que a felicidade e o amor não são descartáveis! Na verdade, os dois são elementos básicos de um processo, que dura a vida toda e jamais pode ser construído por uma única pessoa. Quem quiser participar desse empreendimento tem que conhecer, planejar, construir e habitar esse relacionamento.
Termina aí? Não! É preciso cuida-lo, reforma-lo e amplia-lo, sempre em conjunto, para sempre se sentir bem dentro dele.
Só os egoístas não fazem isso, pois são incapazes de dividir responsabilidades. Só querem receber! Não constroem nada, preferindo viver de relacionamentos de aluguel ou de ocasião. Não amam nem respeitam os sentimentos do outro. Não se entregam. Para eles o relacionamento atual é apenas um intermédio para o próximo.
Quem ama de verdade é como um cientista: quer conhecer cada vez mais o seu amor, não fica apenas na superfície, mas passa dias e noites observando e encontrando novos detalhes: nos olhos, na boca, na pele, nos gestos e em cada parte do corpo e da alma da pessoa amada. Cada descoberta ou redescoberta é um novo momento de paz, prazer e alegria!
Quem ama de verdade se entrega, abraça, beija, acaricia, cuida e se cuida, fala e ouve, concorda e discorda, procura acertar, reconhece erros, sente e dá prazer, toca, e arde na chama dos sentidos para, logo depois, querer pegar seu amor no colo e aperta-lo contra o peito, como para protege-lo de todo o mal e, ao mesmo tempo, evitar que ele parta.
Quem ama enxerga com os olhos da alma! Vê o que mais ninguém pode ver! É capaz de conciliar instintos e racionalidade! Não se anula, mas compõe, tanto que é impossível imaginar um sem o outro! Confia, mas sempre sente ciúmes! Sente saudade! Sabe lapidar suas virtudes e administrar seus defeitos. É um ser humano pleno!
Quem ama não fica: está sempre, mesmo quando distante! Namora a vida toda! É capaz de ficar olhando para a pessoa amada, com um misto de ternura e desejo, mesmo depois de anos de convivência. É amigo, amante, cúmplice e sócio!
Mas existem os que consomem a juventude dos outros, confundindo-a com amor. Acreditam, talvez, que permanecerão jovens enquanto tiverem a juventude por perto. Mas nem sempre o calor do corpo aquece a alma... É o verdadeiro amor que a rejuvenesce e não vê o tempo passar, pois descobre a cada dia novos motivos e maneiras para amar. Essa é a verdadeira fonte da juventude!
Vinícius que me desculpe, mas a beleza não é fundamental! Ele pode ter amado suas mulheres apenas por isso, mas elas, seguramente, não o desejaram por sua silhueta “apolínea”... Não sei se teve a sorte, como eu tenho, de encontrar beleza junto com amor; se trocou ou foi trocado; se pediu mais do que deu ou se deu mais do que recebeu. Só sei que a beleza é que é chama, e que o amor pode ser eterno, atraente, insinuante, irradiante e amigo! Só ele é capaz de dar paz, prazer e alegria, em pensamentos, atos e palavras! É uma benção divina!

Nenhum comentário: