segunda-feira, setembro 29, 2014

Veja 5 motivos pelos quais os casais mais brigam e saiba evitá-los

Psicóloga lista as causas mais recorrentes dos conflitos entre casais

Veja 5 motivos pelos quais os casais mais brigam e saiba evitá-los InMagine Free/Divulgação
Foto: InMagine Free / Divulgação
 
Um amigo no Facebook, a toalha molhada em cima da cama ou a decisão de onde investir o dinheiro. As brigas entre casais provam como é tênue a linha entre o amor e o ódio. Os motivos podem ser os mais variados possíveis, mas segundo Helena Centeno Hintz, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar, existem cinco grandes temas que aparecem como os principais motivos de desavença entre os amados.
1 - "Você gasta demais"
As questões financeiras são um dos principais motivos de confronto. Na maioria das vezes, essa é uma reclamação masculina — o namorado/marido reclama que a parceira gasta demais ou não sabe administrar o dinheiro. As namoradas/esposas, quando reclamam, pensam no futuro e acusam o parceiro de ganhar pouco.
2 - "Se não for do meu jeito, eu não quero"
Questões envolvendo o poder são recorrentes nas desavenças. Homens e mulheres querem ter o poder de decisão. Ele quer decidir questões financeiras, como a compra do carro ou da casa. Ela gosta de decidir coisas do dia-a-dia e em relação aos filhos, mas é obvio que esse papel pode se inverter, dependendo do casal.
3 - "Você está no Facebook ao invés de me dar atenção"
A quantidade de afeto e atenção sempre geram pano para manga nas discussões. Atualmente, com a rotina cada vez mais atribulada, os casais têm menos tempo para se dedicar um ao outro. Neste contexto, a tecnologia também virou motivo de briga. Tanto a mulher quanto o homem utilizam celular, computador e redes sociais. Basta uma foto postada ou uma solicitação de amizade pra iniciar uma discussão.
4 - "Esse lado da cama é meu"
A rotina é outro elemento catalisador da discordância. Quando o casal mora junto ou se casa, a expectativa sobre o comportamento do outro é muito grande. Mas, às vezes, as coisas não ocorrem como o desejado. Pode ser o lado da cama, a posição do papel higiênico (de novo essa posição...) ou a maneira de dobrar uma roupa. Os motivos banais demonstram a insatisfação com algo maior.
5 - "Você se arruma demais para sair"
Um pouco de ciúme é bom para ter cuidado na relação. O perigo é quando ele cruza o limite da possessão. Neste caso, o parceiro não permite a individualidade do outro. O ciúme doentio pode se desenvolver a nível patológico, atingindo a chamada síndrome de Otelo, com ápices de agressividade muito perigosos.
Mas como evitar?
- É preciso entender que você e o outro não percebem o mundo da mesma forma, mas isso não significa que vocês não se amem.
- Evite criar defesas contra o outro. Não crie situações de conflitos e não guarde mágoas.
- Escute claramente. Geralmente, ouvimos o outro lembrando das nossas mágoas pessoais, e isso gera conflito.
- Reforce o diálogo. O casal tem que estar aberto para achar soluções em conjunto.

Nenhum comentário: