sábado, abril 04, 2015

5 maneiras de superar a solidão

The most amazing place I've been.
Mais difícil do que manter um namoro ou uma amizade é estar em paz consigo mesmo. Muitas vezes, conhecemos bem nossos amigos e pouco saberíamos a nossa reação em uma determinada situação. A solidão não é de todo ruim. Ninguém aqui está falando para você morrer sozinho, com 15 gatos a tiracolo.
O fato é: ter conhecimento sobre si mesmo te ajuda até na relação com outras pessoas. Amar a si mesmo é o primeiro passo para amar outro alguém. Claro que não é fórmula mágica, é uma construção. Algumas dicas podem ser úteis para você começar a trabalhá-las no dia a dia.
1. Não baseie o seu valor pela opinião dos outros
Claro que em alguns momentos gostamos de ouvir o que as outras pessoas têm a dizer, principalmente se vem de quem amamos. Começamos a basear nosso valor na atenção e nas opiniões que essas pessoas nos dão – e isso não é saudável. Não deixe que os outros definam quem você é.
2. Não espere que outras pessoas te façam feliz
Ninguém irá te amar tanto quanto você pode amar a si mesmo. Muitos de nós crescemos com filmes que nos prometem a pessoa certa, que irá nos completar. Pode parecer radical, mas… e se essa pessoa for você mesmo? E se você começasse a se tratar como seu verdadeiro amor? O amor-próprio precisa estar acima do medo de estar sozinho.
3. Saiba que namoros não vão resolver seus problemas
Não caia de cabeça em uma relação porque está sozinho. Namorar com a pessoa errada ainda fará você se sentir só, mesmo que esteja com alguém (literalmente) do seu lado. Ao invés de agarrar alguém para sumir com a sua solidão, aprenda a viver com isso. Apaixone-se quando estiver preparado – e não se sentindo sozinho.
4. Aprenda a se amar e se valorizar
Acredite: você merece ser feliz e merece coisas maiores na vida. Aproveite o tempo para conhecer a si mesmo. Você não precisa ser igual aos outros. Seja corajoso o suficiente para ser diferente. A única pessoa que pode te fazer feliz de verdade é você mesmo.
5. Não gaste muito tempo pensando nos seus erros
O perdão não é algo que fazemos para os outros. Fazemos para nós mesmos, para nos sentirmos bem e seguirmos em frente. Todo mundo erra. Perdoe-se pelas escolhas precipitadas que você fez no passado. Elas não definem quem você é agora, elas definem quem você foi e, ainda bem, as pessoas evoluem.

Nenhum comentário: