quinta-feira, abril 16, 2015

Quem é você de verdade?

* Por Frederico Mattos

“Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos.” - Eduardo Galeano, recém-falecido escritor uruguaio
Gosto dessa frase do Galeano pois ela quebra dois paradigmas erradamente repetidos.
1) Que há uma essência que pode ficar escondida e não manifesta, mas que faz muitas pessoas acharem que são essa essência. Uma pessoa é o que ela faz, se faz confusão é confusa, se faz o bem é boa. Suas intenções compõe o conflito interno que ela precisa lutar, mas o resultado de quem ela é se configura na sua ação no mundo e não numa essência intocável e nunca manifesta. Se uma pessoa se acha carinhosa, mas não faz carinho então ela só alimenta uma idealização de si mesma, mas não é efetivamente carinhosa.
2) Não basta uma pessoa entender que ela é o que faz, mas sobretudo o que faz para modificar sua ação. É o anti-conformismo que faz romper aquela fala muito comum do tipo “eu sei que faço errado, mas não consigo mudar”. Quando uma pessoa não consegue provavelmente ela não tentou de verdade (não quis abrir mão dos benefícios de ficar no lugar-comum) ou tentou usando métodos frágeis ou de modo pouco consistente.
Screen-Shot-2013-04-15-at-21.17.50
Toda mudança exige tempo, energia, esforço, dinheiro, mobilização social seja para mudar de casa, de trabalho, de amigos, de parceiro amoroso e até a si mesmo.
Somos especialistas em dar desculpas, as principais objeções para mudar são:
“É difícil”. Sim, foi difícil andar, pedalar, falar, escrever, trabalhar, pagar as contas, mas a gente se adapta na medida que vencemos uma dificuldade após a outra.
“Tenho medo”. Sim, mas somos especialistas em inventar problemas que nunca aconteceram e piorar o quadro futuro só para não dar o primeiro passo. Vai com medo mesmo!
“É longe”. Mochilão na Europa, Caminho de Santiago, Santuário de Nossa Aparecida, Show do U2 também são e todo mundo vai quando quer.
“Não tenho dinheiro”. A gente sabe que quando interessa mesmo a gente faz uma economia aqui e outra ali
“Mas será que dá certo?”. Pessoa que quer garantia antes de fazer. Tudo é profecia autorrealizadora, para quem faz dar certo dá, para quem quer que o certo venha de fora, não dá certo.
“Comigo não funciona”. É verdade, porque normalmente é a pessoa que mal tenta e já desiste dizendo que não funciona. Culpa o método e não seu empenho.
“É seguro?”. Cada passo que a gente dá cria a segurança do passo seguinte.
“Não consigo”. A menos que seja viajar no tempo ou voar sem avião de resto qualquer um já conseguiu. O que é possível é possível.
“Não tenho tempo”. Tempo é organização e prioridade. Sem priorizar não há espaço na agenda.
Se somos principalmente o que fazemos para mudar, então nem tempo, distância, dinheiro, rompimentos, medos, pactos deveriam ser obstáculos para uma mudança verdadeira. Não sei você, mas eu acho que a felicidade e o crescimento são coisas da mais alta prioridade e urgência. Se eu tivesse que me dedicar a uma só tarefa seria em colocar TODOS os meus esforços nessa mudança, pois só assim eu me sentiria merecedor de coisas boas. Faz sentido para você?

Nenhum comentário: