segunda-feira, setembro 19, 2011

Fazer o Bem Sem Ver a Quem?


Existe um ditado que diz: “Fazer o bem sem ver a quem, praticando atos irrefletidos de beleza.” Essa ideia está se espalhando pelo mundo. Uma senhora leu essa frase em algum lugar e resolveu praticá-la.


Ela estava passando por um pedágio e disse ao cobrador: “Quero pagar o pedágio dos seis próximos carros que estão atrás de mim.” Ela pagou e seguiu viagem. Quando cada um dos próximos seis carros ia passando, o cobrador falava que a taxa deles já tinha sido paga por aquela senhora. O marido dela, que é professor, gostou da ideia e a divulgou entre os alunos de sua escola. A ideia foi se divulgando e pessoas têm praticado atos de bondade para pessoas que nem conhecem. As ideias são as mais variadas. Fazer uma dupla e limpar o quintal de alguém que está doente, pintar um muro para uma pessoa idosa, pagar uma conta de água para uma pessoa pobre; enfim, fazer um “bem surpresa” para alguém.


A Bíblia conta a história da menina judia que, por causa de uma invasão militar, foi levada para servir como escrava na casa de um homem muito rico, mas que era leproso. O nome dele era Naamã. A menina contou para Naamã que em Israel havia um profeta de Deus, chamado Eliseu, que poderia curá-lo. O general aceitou a recomendação da menina escrava, procurou o profeta e foi curado. Apesar de Naamã ter sido um homem muito importante, ele precisou da ajuda de uma escrava. A bondade da menina levou Naamã a dizer: “Agora eu sei que no mundo inteiro não existe deus a não ser o Deus de Israel.” O ato de bondade dessa pequena escrava fez seu patrão glorificar a Deus.


Espalhe essa ideia em sua escola. Juntem-se e planejem “boas ações surpresa”. Muitas pessoas irão glorificar a Deus por sua causa!


Todas as vezes que fazemos um bem a alguém e não recebemos a gratidão como retorno pode ser um pouco frustrante, mas quem já vivenciou a experiência de fazer realmente sem esperar nada em troca, sabe que, na verdade, o que importa é nos tornarmos pessoas melhores para nós, para os outros e para o mundo. Faça hoje o bem, simplesmente pelo benefício que causará a alguém. O mundo ficará melhor por causa disso, e você aprenderá que essa é uma das melhores maneiras de ser feliz. Vale experimentar!

Nenhum comentário: