segunda-feira, setembro 17, 2012

O poder de um abraço no meio da rua

Você já cansou de ver ações de Free Hugs que acontecem ao redor do mundo. Mas quem você conhece que realmente deu a cara para bater no meio da rua e com isso conseguiu abraços sinceros? O Feppa Rodrigues, um talentoso ilustrador, resolveu sair da inércia e chamou uns amigos, escreveu “Abraços Grátis” numa cartolina e foi pra debaixo do Masp distribuir sorriso em forma de abraços.
A experiência foi enriquecedora, tanto para as pessoas abraçadas, quanto pra ele e seus amigos:
“Uma senhora linda me abraçou gostoso…e aproveitou a proximidade para uma breve conversa sobre sua vida e sobre o valor de um simples abraço, sobre a solidão…e sobre como na época dela eram não só mais recorrentes, como também mais valorosos.
Os abraços seguintes não foram diferentes, eram gestos intensos..carinhosos, cheios de afeto.”

Sefue na integra o texto do idealizador desta ação:
Passaram dois meses desde que eu participei do evento “Contagie SP” idealizado pelo Fernando Conte...onde o mote é o ato de sair da própria inércia. Em tal evento eu permaneci na calçada, distribuindo sorrisos em forma de abraço. O tempo passou e eu senti falta de mais um free hugs. Combinei com alguns amigos, comprei cartolinas, canetas...no demais era apenas levar o corpo, e a alma com muito afeto. Entretanto, antes de sair de casa estava inquieto, pois não sabia se meus amigos conseguiriam ir. Sentia-me apreensivo...uma coisa é entrar na onda alheia, outra é propor o ato e fazer acontecer. E se meus amigos não fossem...o que eu faria?
Aquela sensação de não estar em minha área de conforto não me abandonava, mas é sabido que é fora da área onde as coisas acontecem.
Cheguei no vão do MASP as 15h.
Embora os dias tenham sido frios, neste domingo o sol banhava a rua...quente e convidativo a interação.
Sentei-me e esperei.
Começaria sozinho? é tão mais fácil ter alguém para lhe dar coragem...lhe dar suporte.
Passaram 10 minutos, ainda sozinho...tirei uma cartolina da sacola, pus-me a escrever “ Abraços Grátis “ e parti para a calçada.
Pá! O primeiro abraço!
Uma senhora linda me abraçou gostoso...e aproveitou a proximidade para uma breve conversa sobre sua vida e sobre o valor de um simples abraço, sobre a solidão...e sobre como na época dela eram não só mais recorrentes, como também mais valorosos.
Os abraços seguintes não foram diferentes, eram gestos intensos..carinhosos, cheios de afeto.
E o peculiar é que, enquanto eu abraçava, algumas pessoas que ali estavam paradas...provavelmente á espera de alguém, me observavam sorrindo. Aproveitei para abraçá-las e para as convidar para também propagar abraços. Houve certa resistência no início...afinal a idéia não é la muito confortável.
Você não esta dando só a sua cara a tapa, você esta la ofertando afeto, com seus braços abertos a desconhecidos.
Logo meus amigos chegaram e juntaram-se ao grupo recém formado. E o que já estava fluindo bem tornou-se maravilhoso. Foram inúmeros os abraços, os sorrisos, assim como os feedbacks:
“Abraçar é divertido!”
“Muito Obrigado...eu estava precisando”
“Bela iniciativa, o mundo precisa disso”
E claro..houve muitos que não toparam o abraço, e tudo bem...no começo do ano eu disse não a uma oferta de abraços grátis, la mesmo na paulista. E eu o fiz num dia que estava triste, ou seja, o abraço faria diferença. Sabe como é...afeto é tão poderoso que assusta

 
As fotos foram tiradas por uma pessoa que foi abraçada, e resolveu registrar tudo. E você, já abraçou alguém hoje?

Nenhum comentário: