sábado, outubro 23, 2010

Bom Sábado a todos!!!!!

Bom galerinha, hoje vai um textinho voltado mais pra cunho religioso sobre relacionamento pais e filhos, blz? Sinta-se a vontade de ler ou naum...... bom final de semana a todos....
 
Começando bem...

Está se tornando cada vez mais comum as pessoas buscarem a independência. Não que esta maneira de ser em alguns casos seja um problema, mas esta atitude tem levado as pessoas a se tornar individualista, e isto leva a um rebelião contra os sistemas, instituições, lideranças e famílias. Para muitos, esta tem sido a maneira de pensar e agir. As pessoas não querem estar sobre a influência de um lar e nem tampouco querem ouvir conselhos e orientações e muitas vezes as decisões são tomadas num impulso ou por emoção repentina. Vivemos num mundo onde as pessoas não querem ser dependentes. Mas, é importante entender que não sabemos todas as coisas e por outro lado a experiência de outras pessoas mais experientes, podem nos ajudar a tomar decisões acertadas. Nós não fomos os primeiros, outros vieram antes de nós.

Estima-se que dos 17 aos 25 anos de idade a maioria das pessoas decide com que se casar e qual será a profissão. São decisões muito sérias para tomá-las de forma independente de orientações. Temos várias fontes de sabedoria e instrução para nos auxiliar neste mundo tão complexo. Uma bem conhecida é a Bíblia, a outra é a natureza, outra forma de instrução, são os escritos de E.G. White, mas um outro recurso que pode ser usado é o conselho e orientação dos pais. Este é um dos primeiros meios que o filho tem para receber informação. É ao lado de um pai que um filho aprende a andar, é junto da mãe que o filho aprende a falar, os grandes conceitos da infância são aprendidos junto aos pais. Ellen G. White diz que os pais até certa idade são representantes de Deus junto aos filhos.

Os pais são enciclopédias vivas do tempo com muitas informações importantes que sem dúvida ajudariam muito a vida de seus filhos. Uma das razões para Deus ter criado a família é para que ela pudesse se tornar uma base de apoio aos menores que estão num processo de formação de idéias, conceitos e princípios. "Quando o mandamento diz: "Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus te dá" está falando da importância deste relacionamento para dias longos e felizes". Provérbio, por várias vezes diz: "Filho ouça teu pai, e ouça tua mãe". Este tem sido um desafio. Em geral, as pessoas não querem ouvir. No livro Mensagem aos Jovens na página, 465, Ellen G. White diz: "Muito antes de atingirem a idade de homens ou mulheres feitos, julgam-se competentes para fazerem sua escolha, sem o auxílio de seus pais". Satanás sabe que se os filhos estiverem atentos aos conselhos dos pais eles serão poupados de muitos sofrimentos. Então ele cria um distanciamento que faz os filhos se sentirem alto-suficiente e assim com pouca experiência e distantes dos pais ele tem facilidade para engana-los. Quando II Timóteo 3:2 fala em filhos "desobedientes aos pais" está dizendo que o mundo estaria numa crise de independência, não quer dizer que a obediência deva ser cega, mas respeitadora e atenta a ouvir orientações que levarão a um desenvolvimento. É importante buscar o auxilio dos pais mesmo com os seus defeitos porque em Mateus 7: 11 diz que os pais, mesmos com suas limitações, "sabem dar boas coisas aos seus filhos"... Então porque não aproveitar está orientação abençoada? A história confirma isto. Sansão não quis ouvir o conselho de seu pais com respeito à escolha a uma esposa dos Filisteus, mas disse "toma está porque me agrada".Tem um ditado que diz "Sábio é aquele que aprende não com seus erros mas com os erros dos outros". Se alguém já errou, eu não preciso errar, posso pular esta etapa. Isaque neste ponto é um grande exemplo de como a vida se torna abençoada quando você ouve as orientações e conselhos dos pais. A vida de Isaque passa por dois momentos distintos, e em todos seu pai estava presente. Quando foi para o altar do sacrifício ele acreditou que seu pai estava certo e seguindo a orientação do pai se entregou no altar. O outro momento importante é quando ele sentiu a necessidade de ter uma companheira, novamente seu pai aparece para orientar a escolha da futura esposa. E nos dois casos ele se saiu muito bem, do altar ele recebeu a promessa de que sua geração seria uma benção a humanidade e do casamento ele foi feliz ao lado de Rebeca. Ele fez diferente de seu pai e de seus filhos porque enquanto seu pai teve Sara e Hagar como esposas, seus filhos tiveram mais que uma esposa, Isaque só teve Rebeca.

Quanta diferença de Isaque e de muitos outros filhos que estão por ai. Ouvir a voz do pai fez a diferença na vida de Isaque. Neste momento importante da vida é o plano de Deus que os filhos ouçam os conselhos dos pais. Com o auxilio da Bíblia da oração e os conselhos dos seus pais, seja um jovem diferente dos outros e você verá que seus dias "serão longos" e abençoados neste mundo.


Por Pr Areli Barbosa

Nenhum comentário: