domingo, março 31, 2013

Homens têm mais dificuldade de ler expressões faciais do que mulheres

Pesquisa mostra que o cérebro masculino precisa trabalhar mais para dar respostas subjetivas a questões sociais

O CÉREBRO DO HOMEM INTERPRETA REAÇÕES FACIAIS DE FORMA MAIS LENTA DO QUE O DAS MULHERES (Foto: Shutterstock)
Até as pesquisas comprovam: com os homens, tudo tem que ser conversado às claras. Não adianta fazer "bico" ou tentar demonstrar que não gostou de algum comportamento dele. O que vale, mesmo, é conversar escancaradamente, já que, segundo uma pesquisa da Universidade de Edinburgh, os homens têm mais dificuldades em ler expressões faciais do que as mulheres.

O estudo consistiu em apresentar aos pesquisados de ambos os sexos uma série de fotografias com imagens de rostos e perguntar a eles como interpretavam as imagens e se acreditavam que as pessoas eram acessíveis e inteligentes. Enquanto eles respondiam, seus cérebros eram escaneados. Os resultados mostraram que os homens levam mais tempo para interpretar as reações das pessoas. No entanto, apesar de demorarem mais do que as mulheres, as respostas masculinas chegaram às mesmas conclusões.
A pesquisa demonstra ainda que, para entender esse tipo de questão social, o organismo masculino envia mais fluxo de sangue para a região do cérebro envolvida diretamente na tomada de decisões emocionais. Ou seja, o cérebro precisa trabalhar mais para fazer julgamentos subjetivos. “Nossas descobertas sugerem que os homens desenvolveram estratégias para lidar com a sua empatia natural ativando de forma mais acentuada as partes do cérebro que entendem os sinais sociais”, afirmou Stephen Lawrie, que liderou o estudo, ao jornal britânico “Daily Mail”. Por isso, da próxima vez em que se irritar com seu companheiro, é mais fácil falar do que mostrar alguma reação de descontentamento. Ele certamente não vai entender rapidamente o que você está querendo dizer.
 
Fonte: Marie Claire UK

Nenhum comentário: