quinta-feira, setembro 26, 2013

21 Sinais de que Você Está Deixando de Ser Quem É Por Causa do Outro

  • 21 Sinais de que Você Está Deixando  de Ser Quem É Por Causa do Outro
  • Nascemos, vivemos e morremos sozinhos – ainda que acompanhados, com apoio e a presença de pessoas queridas a nossa volta. Tomamos constantemente decisões que gostaríamos que os outros fizessem em nosso lugar, no entanto, estamos sendo chamados a cada minuto a seguir por uma ou outra direção.
    Muitas pessoas têm verdadeiro pânico de ter consciência dessa solidão fundamental da existência humana e, para fugir da angústia decorrente desse cenário, recorrem ao relacionamento amoroso. O parceiro se torna, então, uma ferramenta (ainda que inconsciente) de distanciamento dessa sensação de individualidade. Com o tempo de relacionamento, vocês passam a criar uma mistura sem fim e uma perda gradual da sensação de eu e do outro. Esses são os casais grudes.
    Ouvi de uma mulher falar sobre seu marido: “quando ele não me olha ou me elogia eu sinto que eu não existo, definitivamente não consigo viver só”. Parece exagero, mas muita gente vive esse problema em diferentes níveis. Para saber se você é uma delas, segue uma lista de sintomas de que você anda abrindo mão da sua individualidade para viver uma realidade em casal:
    1. Você necessita saber passo-a-passo onde o outro está.
    2. Você morre de aflição a cada torpedo, e-mail ou mensagem no Facebook, Twitter ou Whatsapp não respondida.
    3. Pra você, compartilhar senha de e-mail e Facebook é algo totalmente normal.
    4. Sempre que estão distantes, você se sente sem um pedaço.
    5. Se o outro não está 100% do tempo ao seu lado, você usa de chantagem emocional para trazê-lo para perto.
    6. Você morre de ciúmes dos amigos/amigas dele(a).
    7. Vocês acham lindo dividir tudo. Se pudessem fariam até mesmo as necessidades na mesma hora.
    8. Vocês usam a mesma conta bancária pra aproveitar e dar uma controlada nos passos um do outro.
    9. Sempre que possível, você puxa um assunto com amigos/familiares pra dar uma pesquisada em possíveis detalhes omitidos por ele(a).
    10. Você faz de tudo para manter a sua vida “preservada” dos outros.
    11. Qualquer sensação ou pessoa que ameace ou tenha chance de se “intrometer” entre os dois é combatida a todo custo.
    12. Com o tempo parece que vocês gostam ainda mais das mesmas músicas, roupas e atividades.
    13. Vocês evitam a todo custo discordar, não conseguem se comunicar quando isso acontece, camuflam o desconforto com brincadeirinhas e jogam o assunto pra debaixo do tapete.
    14. Com o tempo um deles (ou os dois) se percebe irreconhecível, até fora do peso, descuidado, nutrindo a crença de amor incondicional do outro.
    15. Qualquer mera perspectiva de não ter o outro num futuro cria uma angústia sem fim, regada por choros e crises.
    16. Vocês tem uma sensação de sintonia tão grande, quase telepática, que quase não se questionam sobre o que o outro realmente pensa ou sente.
    17. Sempre que podem, vocês tentam repetir rotinas de dias bons para que nada os surpreenda.
    18. Vocês evitam qualquer tipo de opinião externa de amigos, conselheiros, líderes religiosos, psicólogos, médicos.
    19. Se o relacionamento chega ao fim, o tempo de recuperação pós-término é muito demorado. Vocês se veem isolados do mundo e com extrema dificuldade de recomeçar, alguns até se comprometem financeira ou profissionalmente por terem ficado afastados do mercado.
    20. Se terminam, mesmo sabendo que os dois se retaliavam, ainda assim ficam na dúvida se foi realmente a melhor decisão.
    21. Têm certeza que, se o relacionamento acabar, não vão encontrar uma outra pessoa no mesmo nível.
    É claro que apresentar um ou outro sintoma não quer dizer que há um problema entre vocês, mas se você se reconheceu em uma variedade de itens, o sinal de atenção deve ser ligado. O fato é que pode parecer lindo e gostoso no começo, mas no meio se torna silenciosamente perturbador e no fim (se há um fim), desastroso para ambos que, ao serem separados, percebem que aquela fusão doentia escondia um medo de encarar o pior de si mesmos. Infelizmente muitas pessoas saem de um relacionamento assim para cometer os mesmos enganos com outra pessoa. Há pessoas que são viciadas em relacionamentos doentios e somente elas podem sair desse ciclo.

    Por Frederico Mattos

    Nenhum comentário: