sexta-feira, setembro 13, 2013

Sejamos positivos

créditos: Getty Images
Sejamos positivos

Às vezes, na vida, a gente vive em ciclos que, muitas vezes, são positivos - ou negativos. E parece que esses ciclos nos atingem em vários aspectos. Alguns usam o termo ´inferno astral´ (aquelas semanas que antecedem nosso aniversário), outros encaram como fases ruins. Independente da nomenclatura, todos passamos por eles, até mesmo os mais sortudos dos seres humanos.

Escrevo sobre isso porque muitas vezes converso com pessoas que relatam fato similares, sobre as coisas estarem atingindo uma onda negativa. Talvez seja uma boa hora para refletir sobre a vida e seus aspectos, ou até para se livrar de algumas bagagens emocionais e pessoais (a gente carrega tanta gente nas costas, que algumas pessoas acabam se tornando verdadeiras  malas sem alça!).

É bem ruim estar com alguém que vive falando em coisas negativas. Parece (e com certeza é verdade) que as coisas pioram quando nossa visão das coisas é pessimista. E tem gente que não percebe como isso afeta o dia-a-dia. Você por acaso já ouviu alguém lhe falar que você é mau humorado ou está sempre reclamando de tudo? Se a resposta for sim, está na hora de rever a sua maneira de encarar as coisas. Ninguém gosta de gente negativa por perto, principalmente a sorte, que não perdoa quem é pessimista.

Os especialistas em sorte (eles existem e seguem várias filosofias e linhas de pensamentos diversos) dizem que o azar puxa o azar. Tem gente que diz que até falar ´azar´ dá azar! No entanto, os que ficam nesse ciclo negativo por muito tempo nem sentem o quanto afastam as pessoas – tudo por causa da onda de azar que trazem. Isso porque até a sorte quer andar ao lado de pessoas felizes, que encaram os problemas de maneira mais leve e têm fé que as coisas sempre vão se resolver um dia.

Não podemos negar: é tão boa aquela sensação positiva das épocas de réveillon, carnaval e festas! Todas estão ligadas à alegria. Quando estamos nessa onda boa de sorte e bem-estar, as coisas parecem fluir melhor, chegar mais rápido e se resolver mais facilmente.

Um exemplo interessante vem de um livro que a maioria das mulheres conhece desde pequenas -  Poliana. A história é de uma menina rica que tem todo o positivismo na veia. No  Natal, ganha do seu pai um par de muletas. Sem entender nada, o pai lhe explica que ela tem que ficar feliz por não precisar delas, já que tem pernas saudáveis para caminhar. Essa estorinha embala muita gente, que consegue nas adversidades ser mais positivo e ver o lado bom de tudo na vida.

As mulheres, muito mais que os homens, tendem a contar problemas e reclamar da vida, da casa, dos filhos... Principalmente para os maridos. Porém começar um relacionamento sendo negativo é ruim demais! Ninguém aguenta por muito tempo e aos poucos se afasta, assim como aqueles que trazem muitos problemas para dentro do relacionamento - problemas que, na maioria das vezes, nem são do casal.

Como a gente precisa desabafar de vez em quando, tudo bem reclamar da vida e até estapear um travesseiro para aliviar a raiva de vez em quando. O bom mesmo é ter pai, mãe, irmãos, amigos fiéis para nos ajudar de alguma maneira, ao invés de desmoronar em cima da namorada um fardo de problemas. Isso, se feito em demasia, desgasta o relacionamento e nos leva a um ciclo negativo do qual fica quase impossível sair.

Só que é possível reverter a situação, colocar a mão na consciência e ver que nunca é tarde para melhorar, para aprender com os erros. Eu sempre escutei minhas amigas e gosto disso, de poder aconselhar e ajudar.

Então resolvi escrever sobre isso pra vocês, meus queridos leitores, que me acompanham há anos nesta coluna. Vamos encarar uma vida mais positiva, mais leve e rir um pouco de nós mesmos e dos nossos problemas. Afinal, um dia a gente sempre para e percebe que aquele problema não era tão grande assim. Gente positiva e feliz (sem excesso) é contagiante!


Por Mariana Goulart

Nenhum comentário: