domingo, novembro 09, 2008

Excelente - Honestidade, criatividade , simplicidade e......


 

Camelô David

                                 

    Ontem assisti a uma palestra do David, que se intitula como o segundo camelô mais famoso do  Brasil, perdendo 

   apenas para o Sílvio Santos, e gostaria de compartilhar o que vi e aprendi ontem com todos vocês; na minha

   opinião; uma das melhores lições de vida e de marketing que já vi na minha vida.

 

    Há 17 anos atrás ele era cortador de cana na divisa entre o Rio e o Espírito Santo, quando arrumou um emprego

    na Polygram e veio morar na cidade, em um barraco que alugou na Rocinha.

 

    Dois anos depois foi demitido, e não conseguindo pagar o aluguel, foi despejado em seguida.

    Passou a morar na rua, embaixo da lage de um prédio no centro do Rio onde passou fome, muito medo e muitas

    outras necessidades.

 

    Na ocasião sua esposa estava grávida de 8 meses e numa determinada noite ela sentia muitas dores.

    Ele sabia que para aliviar aquelas dores precisava comprar um medicamento que custava  R$ 12,00 e não tinha um

    real sequer.

 

    O porteiro do prédio em que ele "morava" sob a lage se sensibilizou com a situação, emprestou os  R$ 12,00 e ele

   foi à farmácia. A caminho da farmácia ele pegou aquele dinheiro com as duas mãos, segurou firme e pediu a Deus

   que " iluminasse para sair daquela situação aflitiva.

 

   "Ele disse que "deu um negócio" na cabeça dele, e ao invés de ir para a farmácia ele foi a uma distribuidora de

   doces, comprou os R$ 12,00 em balas e drops, e em duas horas dos R$ 12,00 fez R$ 24,00.

 

   Dos R$ 24,00, pegou R$12,00 e comprou o remédio e os outros R$ 12,00 foi o seu capital de giro inicial.

   Hoje, 15 anos depois, ele fatura R$ 158.000,00 por mês, sendo R$ 38.000,00 com sua barraca de salgados,

   doces, sucos e R$ 120.000,00 com as palestras que ministra, principalmente para público executivo de empresas,

   como empresários, presidentes, diretores e gerentes (Bradesco, C&A,TAM, etc.).

 

   Existe mais de 80 matérias sobre sua vida e seus resultados nas mais diferentes mídias no Brasil

   (Estadão, Folha, Carta Capital, Jornal acional, Jornal da Globo, Programa do Jô, Marília Gabriela,

   Adriane Galisteu, etc, etc, etc,) e no mundo (EUA, Canadá, Japão, Inglaterra, etc, etc, ).

 

   Foi entrevistado no programa do David Letterman (mais famoso programa de entrevistas do mundo), ficou no hotel

  que hospeda os entrevistados do programa, no quarto ao lado do Mel Gibson.

   No dia, a entrevista do Mel Gibson durou 11 minutos e a do David 22 minutos.

 

   David ensina em suas palestras lições de vida e de marketing, que seguem algumas listadas abaixo:

 

  - Sua barraca tem base de dados de 5000 clientes. Com isso ele sabe o perfil dos seus clientes, o que preferem,

    quanto gastam. Envia e-mail no dia do aniversário cumprimentando e dando um  brinde tipo pacote de biscoitos

    ou um chocolate;

 

  - Aumentou seu faturamento em 30% explorando o que ele identificou o horário da fome: às 15h sabia

    que vários dos seus clientes tinham fome mas tinham preguiça de descer e comprar os produtos.

    A partir disso criou um call center (que na verdade é o celular dele) onde atende os chamados e faz as entregas;

 

 - Tem o drive-thru, um local onde os clientes param o carro e são atendidos, sem que os mesmos

    precisem descer do carro;

 

 - Tem o cai-cai, se um cliente está comendo e o produto cai no chão ele dá um novo na hora;

 

 - É patrocinado pela Losango Financeira (que paga para ele usar os uniformes com o logo dela), fez parceria com a

   United Air Lines onde promove concurso e ganha em troca passagens aéreas para ele e a família;

 

 - A Tostines cedeu 3 guarda-chuvas tipo Fórmula 1 para que, nos dia de chuva, ele possa ir buscar  os clientes do

    outro lado da calçada: quando o cliente entra embaixo do guarda chuva, ele aponta um papelzinho pendurado na

   armação indicando um prêmio que o cliente ganhou;

 

 - Fez a campanha Boca Limpa, onde fez convênio com uma clínica odontológica e quando os clientes atingiam

   determinado valor consumido, ganhavam uma limpeza bucal.

 

   Nessa ocasião ele teve o caso de dois clientes que não tinham quase nenhum dente na boca perguntando ao David

  como eles ficavam nessa promoção:

 

   Na hora ele criou outra promoção para esses dois clientes que após um determinado volume de consumo em

   produtos, esses clientes ganharam uma dentadura;

 

  - Ou seja, ele encanta os seus clientes SEMPRE, com muita criatividade e ousadia!

 

 - Ele é referência nas principais Universidades que tratam de marketing no país e está estendendo essa fama ao

   exterior;

 

- Quando perguntam a ele se esses gastos não dão prejuízo para a operação dele, ele diz: "marketing bem feito é

  assim, você dá um passinho para trás e, com calma, dá três passos para frente."

 

  Em relação às suas considerações sobre a vida, ele pensa que:

 

- A vida é dura para quem dá mole;

 

- Faça sempre negócio pensando pelo seu cliente: se você vende um produto que você sabe que não será bom para

  seu cliente, a médio e longo prazo você fez um mau negócio - isso ele chama de "marketing negativo";

 

- Haja com honestidade: o que você faz para o mundo volta para você, da mesma maneira.

 

- Quando os amigos provocam ele dizendo: "tá com grana, carrão, agora vai trocar a patroa de 50 por duas de 25",

  ele responde: "Quando eu morava na rua, passando frio, fome e medo, um dia eu disse para minha mulher:

  meu amor, por que você não volta para casa dos seus pais por enquanto, pelo menos lá você tem um abrigo, e tem

  comida para se manter." Ela disse: "Eu escolhi você para ser meu companheiro, seja na alegria ou na tristeza, seja

  na dor ou no amor, seja na pobreza ou na riqueza"

 

 - Ele termina: "Meus amigos, cuidado com as ilusões, isso é que é uma mulher de verdade!"

 

               - E que "a família é o melhor e mais precioso tesouro que podemos ter".

 

 

 

 

 

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