sábado, setembro 11, 2010

Dê mais ouvidos ao seu coração


“As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental.”



O que pensar desta frase? Ou melhor, ao se olhar no espelho, você já pensou que a beleza não visitou sua vida? Ou então que, se você é tão bonito, por que atrai mulheres que fogem do seu padrão de beleza normal?

A beleza habita todos os seres humanos, admitam eles ou não. Mas admitir é bem diferente. Às vezes até parece um clichê: homem lindo e mulher feia ou bem acima do peso. Mulher poderosa, alta e corpulenta, com homem baixinho, intelectual de óculos. Professor de academia com namorada longe do corpo ideal.

Se você se encaixa em alguma dessas situações, calma. Talvez eu também me encaixe. E não há nenhum problema nisso. Ter estereótipos de beleza é a coisa mais normal do mundo! Todos os têm. Seus pais, seu irmãos, suas amigas, sua namorada... E mesmo que tenhamos certeza de que a beleza não bateu à nossa porta, ela não é o principal elemento, e sim aquele impacto da primeira impressão.

Quantas vezes deixamos passar pessoas maravilhosas em nossas vidas por causa da beleza? Talvez nossos olhos estivessem tão ocupados registrando a gostosa que entrou pela porta, que o mundo parou. A partir daí, você perde o foco de tudo ao redor, não lembra nem da música que estava tocando no momento. Você se lembra dessa primeira sensação visual, da beleza construída, perfeita e intacta. Quem não se apaixonaria?

Ninguém, se soubesse que não é sempre que a beleza está ligada à pessoa perfeita. Sem esquecer que perfeição não é desse mundo, tem gente bonita que, quando abre a boca, quebra o encanto. É decepção na certa descobrir que a Afrodite em carne e osso não consegue falar cinco palavras que estejam fora do dicionário da futilidade. Você a imagina no meio dos seus amigos do escritório, tentando entender se vale mais a pena estar com ela pela beleza ou que ela não fale muito pra não estragar a ocasião? É... complicado.

Existe muita gente que luta contra os próprios sentimentos por causa da beleza. Alguns caras podem estar apaixonados, mas por falta de beleza deixa uma mulher especial passar. Mas, e o contrário? Já viu que normalmente as mulheres não fazem isso? Elas não deixam de gostar de alguém pela aparência. O mais normal é uma mulher bonita namorar um cara feio e, depois que termina com ele, perceber todas as suas amigas disputando-o a tapas numa festa.

Ao contrário dos homens, muitas mulheres admitem ser mais fácil fugir da concorrência com um cara cheio de predicados (incluindo inteligente) do que brigar pelo deus grego que é o sonho de consumo de todas em um raio mínimo de 20 quilômetros.

O melhor de tudo é entender que nem sempre as criaturas mais belas são as melhores, e também não achar que beleza é sinônimo de problema. Essa história de mulher bonita não poder ser inteligente é o pior pré-julgamento que existe. Não caia nessa. Tente ver o conjunto, uma pessoa e seus valores, suas qualidades.

E daí se ela não for tão bonita assim, mas deixa você de queixo caído quando fala de política e futebol? Você passa horas conversando e admirando, como uma criança babona.

As regras estão aí para serem quebradas. Fazer parte das estatísticas é o normal, mas não se assuste se algum dia se apaixonar por uma mulher que seja mais real, que trabalhe, estude, que seja competente e tenha uma beleza diferente da considerada normal ou esperada. Afinal, a beleza um dia acaba e o que fica é aquela sensação boa da companheira ideal pra compartilhar a vida. Não confie tanto nos seus olhos, dê mais ouvido ao seu coração...




Mariana Goulart

Nenhum comentário: