sexta-feira, junho 03, 2011

Você Constrói Muros ou Pontes?


Por Ivan Saraiva

Uma das obras da engenharia que mais admiro são as pontes; especialmente aquelas construídas sobre águas profundas. A ponte mais longa do mundo, construída sobre o mar, fica na China e tem 36 km de extensão.


Uma bela história que ilustra bem a função de uma ponte é aquela que conta de dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas separadas por um riacho. Os dois tinham sido muito amigos a vida toda. Cuidavam um do outro, trocavam ferramentas sempre que precisavam. Durante anos, percorriam uma estreita e comprida estrada para, no fim da tarde, se encontrarem para conversar. Um dia, por causa de um mal-entendido, os dois acabaram brigando e se separaram.


Certa manhã, alguém bateu à porta do irmão mais velho. Era um senhor com uma caixa de ferramentas de carpinteiro nas mãos. O visitante disse: “Estou procurando trabalho. Há algum pequeno serviço que eu possa fazer para ajudá-lo?” O fazendeiro mais velho disse: “Tenho um bom trabalho para você fazer. Está vendo aquela fazenda lá depois do riacho? É do meu irmão mais novo. Quero que você pegue as madeiras que estão no celeiro e construa uma cerca bem alta para que eu não precise mais vê-lo.”


Então, o carpinteiro disse: “Acho que posso entender sua situação. Começarei agora mesmo o trabalho.” O irmão mais velho lhe entregou o material e foi para a cidade resolver seus negócios. Ao fim da tarde, quando o fazendeiro chegou da cidade, o que encontrou não foi uma cerca, mas uma bela ponte que ligava a fazenda dos dois irmãos. O fazendeiro ficou enfurecido com o carpinteiro. Porém, ao olhar novamente para a ponte, viu seu irmão mais novo vindo em sua direção de braços abertos, dizendo: “Você foi muito amigo mandando construir essa ponte depois de tudo o que aconteceu!” O irmão mais velho, emocionado, correu ao encontro do outro e se abraçaram longamente, comemorando o recomeço de uma verdadeira amizade. Eles olharam para a porteira da fazenda e viram que, ao longe, o carpinteiro se afastava...


Na vida é assim mesmo, temos que escolher: ou construímos pontes ou muros. Boa escolha para você!

Nenhum comentário: