segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Você Lê Pensamentos?

Inspiração Juvenil

Décio queria descobrir se o seu pai iria vê-lo jogando basquete certa noite.


– O que o senhor vai fazer hoje à noite, papai? – ele perguntou. Décio tinha o jogo de basquete em mente, e supunha que seu pai sabia disso.


– Pode ir! – respondeu o Sr. Barros. O que ele estava pensando era: “Décio quer o carro emprestado. Não vou sair hoje; por isso ele pode levá-lo. Não há problema.”


Décio ouviu as palavras “Pode ir!” e pensou: “Papai está dizendo que posso ir para o meu jogo de basquete, e que ele não vai porque não está interessado.”


– Agora não quero mais ir – respondeu Décio. Ele estava pensando o seguinte: “Eu queria que o senhor me visse jogando. Mas já que o senhor não está interessado, não quero mais que o senhor apareça por lá.”


O Sr. Barros ficou bem irritado com a resposta do filho.


– Então, por que você pediu? – ele perguntou. Para ele, parecia ridículo pensar que seu filho pedisse o carro, obtivesse permissão para levá-lo e depois dissesse que não o queria mais.


Décio estava achando seu pai esquisito também. Pensou: “Como é que ele pode ser tão tolo? Ele não quer me ver jogando basquete e depois não entende por que fiquei chateado.” Antes de sair batendo a porta, Décio gritou: “De que adianta?”


Tanto o Sr. Barros quanto Décio acharam que podiam ler os pensamentos um do outro. Durante o tempo todo, nenhum entendeu o que o outro estava dizendo. Esse tipo de coisa acontece com frequência entre amigos e membros de uma família.


Muitos problemas de relacionamento nunca aconteceriam se parássemos de tentar ler os pensamentos dos outros. Não funciona. Você nem sempre sabe o que quero dizer, mesmo que sejamos os melhores amigos.


A solução? Pare de tentar ler os pensamentos!

Fazendo Amigos

Em vez de tentar ler os pensamentos de nosso amigo, deveríamos conferir se entendemos corretamente a mensagem dele

Nenhum comentário: