domingo, maio 27, 2012

Uma geração sem Boca

Autor: Prof. Luiz Marins - http://www.anthropos.com.br  

 

Podem dizer que estou exagerando, mas acho que esta nova geração se esqueceu de que a boca existe não só para comer, mas também para falar. Estamos vivendo com uma geração sem boca! Tudo é comunicado via emails, MSN e através de blogs, facebook, twitter e que tais. Ninguém mais quer falar com outra pessoa. Às vezes tenho a impressão de que as pessoas ficaram com medo de falar sobre trabalho com seus colegas. Têm medo da reação, da resposta, de ter que argumentar. Então enviam um e-mail ou uma mensagem de texto e pensam que tudo estará resolvido dessa forma, sem ter que enfrentar a pessoa cara-a-cara, face-a-face.

 

Tenho um grande medo de que se um dia houver um incêndio numa empresa e o diretor perguntar se alguém chamou os bombeiros, a resposta seja "mandamos um e-mail com sinal de prioridade!".

 

Quantas coisas poderiam ser resolvidas se as pessoas voltassem a se falar? Quantos problemas seriam evitados se as pessoas pegassem num aparelho chamado telefone e ligassem para seu colega falando claramente do que estava acontecendo? Quantas coisas seriam resolvidas mais rapidamente se alguém se dispusesse a levantar de sua cadeira e ir até o local (às vezes a poucos metros) falar com a pessoa responsável? Quantos problemas evitaríamos se falássemos diretamente com o cliente ou com o fornecedor em vez de mandar um e-mail mal redigido passível de várias interpretações?

 

É preciso que esta geração aprenda a falar! Não a falar mal dos outros, mas a falar com as pessoas ao invés de falar das pessoas. Esta geração precisa compreender que o ser humano é o único animal que fala e que a comunicação verbal é realmente a mais eficaz, a que mais comunica o que pensamos, o que sentimos, o que queremos, etc.

 

Em vez de mandar dezenas de e-mails (que serão reencaminhados para dezenas de pessoas e que ou não serão lidos ou serão mal interpretados), pegue o telefone e fale! Em vez de ficar grudado em estado de semi-coma em frente ao seu computador, levante da cadeira e vá até aquele ser humano que poderá lhe ajudar e fale com ele(a)! Reaprenda a falar e verá como o mundo ficará mais fácil e como as coisas serão resolvidas mais rapidamente utilizando esta "nova" ferramenta, fenomenal que é fala.


Nenhum comentário: