quinta-feira, julho 04, 2013

Como acabar com o lado ‘baladeiro’ do seu namorado

Mudar o comportamento do parceiro é possível, mas isso não pode ser feito por meio de punições

Por Rodrigo Farah

Acho que nem preciso dizer como este tema é comum em vários relacionamentos por aí. Quem nunca conheceu alguém que tivesse problemas para controlar o lado baladeiro do namorado? Pois é, mas saiba que existem técnicas que você pode usar para tentar reverter este problema. E são mais simples do que se imagina.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Namorado baladeiro bebe demais e tem comportamentos que provocam embaraço na parceira

Uma leitora me procurou atormentada com o comportamento do homem com quem estava saindo. A princípio, era o cara perfeito, como ela sempre sonhou. Mas ele se transformava em uma pessoa completamente diferente quando saíam para a balada.

Na verdade, a leitora deixou claro que nem se importava com o fato de o parceiro sair e se divertir. O problema era o comportamento quando ele saía: bebia exageradamente e fazia coisas que a deixavam envergonhada, como tentar tirar sua roupa na frente de todos. Em uma das baladas, ela se cansou de tentar controlá-lo e voltou para casa sozinha no mesmo instante.

E o que se pode fazer nessa situação? Ir embora? Apenas aturar e aprender a se acostumar a este tipo de coisa? Não! Você pode influenciar seu parceiro a agir de maneiras diferentes. As pessoas repetem ações que foram "recompensadas" no passado. Então, para mudar um comportamento ruim você precisa fazer duas coisas:

1 - Não premiar as atitudes dele que você não gosta. Quando seu parceiro fizer algo que não lhe agrade, é importante ignorá-lo. Não lhe dê atenção ou outra coisa que ele estiver esperando. Isso o fará mudar de comportamento, pois ele não terá motivação para continuar.

2 – Recompense as atitudes alternativas que você gostaria que ele tivesse, em vez de focar nas ruins. É preciso dar ao seu parceiro uma maneira diferente de ele conseguir a aprovação que deseja inconscientemente. Então, mostre para ele que é possível obter isso de outra maneira.

No caso da leitora, o parceiro dela esperava algum tipo de atenção sexual como recompensa por aquele comportamento, pois já havia sido "premiado" no passado agindo assim. Então, ele repetiu as mesmas atitudes para conseguir o que queria naquela hora, o que não aconteceu.

O problema é que a leitora não deveria ter ido embora como fez. Em vez de se afastar dele apenas dentro da balada, ela o "puniu" deixando o local. E a punição não funciona neste caso.

Além de não satisfazer o desejo inicial que motivou o comportamento exagerado do parceiro, a leitora gerou apenas sentimentos negativos na cabeça dele. E chega uma hora em que a pessoa simplesmente se cansa de ter esses sentimentos negativos.

Resumindo: é possível mudar o lado "baladeiro" do seu namorado, mas você não pode fazer isso com punições. Pelo contrário, apenas ignore quando ele fizer algo exagerado e retribua de maneira positiva quando ele tiver atitudes diferentes. Reforce bem os comportamentos que você espera dele. Os dois só têm a ganhar.

Nenhum comentário: