quarta-feira, maio 19, 2010

Quer um casamento feliz?

Tenha um marido que ajude em casa, diz a pesquisa.

Por Michelle Achkar




O segredo para um casamento feliz passa longe do romantismo e das demonstrações de paixão, segundo um estudo realizado na Inglaterra. A questão tem a ver com questões domésticas e no quanto os homens ajudam em casa. A informação é de um levantamento da London School of Economics, que monitorou 3,5 mil casais que tiveram filhos em uma semana específica na década de 1970.

A relação foi acompanhada com pesquisas periódicas sobre o quanto o parceiro masculino dividia tarefas como cuidar da casa, das crianças e fazer compras. Mais da metade não ajudava ou realizava apenas uma tarefa. Um quarto afirmou fazer duas atividades domésticas, e o outro quarto, três ou quatro.

Os resultados desse levantamento foram então cruzados com o índice de divórcios, que foi de 7% após 10 anos de casamento e de 20% depois de 16 anos de união. Segundo os pesquisadores, a relação entre ajudar em casa e a manutenção da relação foi clara. "Os resultados sugerem que o risco de divórcio, ainda que maior entre mães que trabalhavam fora, foi muito reduzido quando os pais contribuíam mais nas tarefas da casa e nos cuidados com a criança", afirmou Wendy Sigle-Rushton ao jornal inglês "aily Mail"

Segundo a pesquisadora, apesar das mudanças comportamentais ocorridas desde então, como a maior participação da mulher no mercado de trabalho, a informação é importante no que diz respeito à presença masculina no ambiente doméstico. Já em outros estudos recentes, as mulheres solteiras dedicam, em média, sete horas semanais em tarefas domésticas, enquanto as casadas ou que moram com os companheiros passam mais de 12 horas nas mesmas funções. A média entre os homens é de cinco horas semanais.

Um comentário:

Fabi Penco disse...

Quer um casamento feliz??? ajude a sua esposa tmb?!!! haushsuahaua
gostei ;)