terça-feira, março 13, 2012

Empregue seus talentos


Por Inspiração Juvenil

Era um entardecer frio e tempestuoso de inverno em Boston. Um velhinho, tocando um maltratado violino, estava sentado diante da Biblioteca Pública. O instrumento guinchava e gemia enquanto o pobre homem tentava tocar uma melodia com seus dedos quase congelados.


O horário de expediente estava quase terminando, e muitas pessoas saíam da biblioteca. Lançavam olhares de desgosto na direção do velho e passavam por ele a certa distância.


“Devia existir uma lei contra mendigos nas ruas”, reclamou alguém.


“Esse som é capaz de matar um gato!” comentou outro.


Nesse momento, uma aluna da Escola de Música da Universidade de Boston parou na frente do velhinho e ouviu por um momento aquelas débeis tentativas de tocar música. “Poderia dar certo com uma afinação”, refletiu ela.


– Por favor, eu poderia ver seu violino por um momento? – perguntou a moça com um sorriso.


O homem parou de tocar, hesitou um pouco e depois entregou-lhe o violino e o arco. Ela apertou alguns botões e testou as cordas. Trabalhou um instante mais e depois sorriu satisfeita, porque já estava afinado.


– Posso tocá-lo, senhor? – perguntou a jovem.


– Se quiser, senhorita – disse ele, encolhendo os ombros.


A moça começou a tocar uma peça que havia preparado para seu recital, uma melodia conhecida para muitas pessoas – “Ave Maria”. O violino respondeu ao seu exímio toque. A música elevou-se e as pessoas pararam para ouvir.


A garota sorriu para a multidão que se reunia, fazendo sinal com a cabeça na direção do chapéu do velhinho. As pessoas começaram a tirar dinheiro de carteiras e bolsas, colocando moedas e notas no chapéu vazio. Alguém deu até uma nota de cinco dólares.


Lágrimas corriam pela face enrugada do velhinho, enquanto ele ouvia a música que seus dedos nodosos não poderiam produzir jamais. Um sorriso sem dentes foi a melhor expressão de gratidão que a moça poderia receber.


Concluída a melodia, a estudante devolveu o violino e seguiu seu caminho, satisfeita por ter usado seu talento e por ter tornado mais feliz o mundo de um velhinho.



Fazendo Amigos

Quando usamos nossos talentos para ajudar alguém, estamos dando um passo na direção da amizade.

Nenhum comentário: