quinta-feira, março 08, 2012

Os dois irmãos


Por Inspiração Juvenil

A medida que vocês usarem para dar – grande ou pequena – será usada para medir o que lhes derem de volta. Lucas 6:38 (A Bíblia Viva)



Segundo uma lenda hebraica, havia dois irmãos que eram fazendeiros. Moravam em casas separadas e possuíam celeiros separados. Um era casado; o outro, solteiro. Trabalhavam o mesmo tanto e dividiam igualmente o resultado da colheita.


“Não é justo dividir a colheita igualmente”, pensou o irmão solteiro certa noite. “Afinal de contas, ele tem mais bocas para alimentar do que eu. Todas as noites, vou levar um saco de trigo do meu celeiro e colocá-lo em segredo no dele.”


Assim, naquela noite, depois que escureceu, o solteiro carregou o saco de trigo e o deixou no celeiro do seu irmão casado.


Enquanto o irmão casado desfrutava o convívio de sua família, começou a pensar: “Não é justo mesmo repartir igualmente o produto da colheita. Eu tenho filhos que vão cuidar de mim quando eu ficar velho, mas meu pobre irmão não tem. Vou levar um saco de trigo do meu celeiro e furtivamente colocá-lo no dele.”


Na manhã seguinte, ambos os irmãos sacudiram a cabeça sem entender nada, ao contarem seus sacos de cereal. Embora tivessem dado um saco, ainda tinham o mesmo número no celeiro. A mesma coisa aconteceu vários dias.


Então, certa noite, o irmão solteiro atrasou-se um pouco, e o casado estava um pouquinho adiantado. Encontraram-se ambos na metade do caminho para os celeiros. Entenderam então por que a contagem dos sacos era sempre a mesma. Colocaram cada um os sacos no chão, abraçaram-se e riram.


De acordo com essa lenda judaica, Deus ficou tão contente por ver o quanto aqueles irmãos se amavam, que disse: “Este local é terreno sagrado.” Diz a lenda que foi ali que Salomão construiu seu belo templo.


A história passou de geração a geração. Pode ser que se trate apenas de uma lenda, mas com certeza ilustra a verdade de que não podemos dar sem receber também.


Deus tem Seus próprios meios de fazer voltar para nós aquilo que damos aos outros.

Nenhum comentário: