domingo, agosto 12, 2012

O nome da Rosa

Durante meu primeiro ano da faculdade um certo professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido a todas as questões até chegar à última: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?".

Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?

Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco. Um pouco antes da aula terminar, um colega perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.

"É claro!", respondeu o professor. "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção, mesmo que seja para dirigir-lhes um simples 'bom dia'. Um bom profissional é, antes de tudo, uma boa pessoa, e uma boa pessoa não ignora ninguém. Principalmente aquela que limpa o chão que você suja todo dia."

Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorotéia.

 

 

Nenhum comentário: