quarta-feira, junho 12, 2013

Papo de Psicóloga – Acredite: as coisas mudam (se pra melhor ou pior, depende de você)


Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs | Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar | Fé na vida, fé no homem, fé no que virá | Nós podemos tudo, nós podemos mais| Vamos lá fazer o que será - Nunca pare de sonhar – Gonzaguinha


Bom, mas vamos ao “Papo” de hoje! Ainda não achei um nome pra isso que vou falar hoje, mas vamos ver se consigo me fazer entender. É uma situação chata, que acontece – e causa sofrimento – na vida de muitas garotas.
Vou dar primeiro um exemplo, acho que fica mais fácil: sabe aquele namorado bacana, que te acompanha, te elogia, que você ama e se sente muito bem com ele? Então… de repente, você descobre que ele te traiu. Numa situação assim, ficamos confusas, sem saber o que fazer ou falar. Raiva, tristeza, vergonha, e muitos outros sentimentos ruins tomam conta da cabeça e do coração.
A boa notícia é que isso tudo não dura pra sempre. Com o tempo, retomamos a vida, voltamos a ver coisas boas, a conhecer pessoas novas e, aos pouquinhos, aqueles sentimentos ruins vão dando espaço para sentimentos bons: alegria, esperança, vontade de fazer coisas novas, e por aí vai.
Vida que segue, né? Até que, o cupido resolve aprontar novamente das suas. E lá estamos nós, apaixonadas de novo!!! Aquele friozinho na barriga ao encontrar o novo paquera, o nervosismo quando estamos com ele e outros sentimentos muito característicos de um amor que começa a nascer.
Você está apaixonada e o cara é super legal, como da outra vez. Mas, óbvio, nem tudo são flores. Quanto você quer apostar que vem uma vozinha, um pensamento que fica martelando na cabeça: “VAI ACONTECER TUDO DE NOVO, IGUALZINHO ACONTECEU COM O EX”?
Na outra vez, o cara  te traiu, certo? ”Por que seria diferente com este?”, você fica se perguntando. Pânico!!! A luz de emergência se acende e começamos a procurar indícios de um fim que ainda não chegou (e que pode nunca chegar).
O que está acontecendo aqui são duas situações, dois contextos de vida muito parecidos em algumas coisas, mas muito diferentes em outras. O cara que estamos agora não é o mesmo que nos traiu. NÓS não somos mais as mesmas: a vida mudou, o tempo mudou, o mundo mudou, não é mesmo? Então, por que insistir em esperar o mesmo resultado???
É preciso tomar muito cuidado nessa hora. Ok, sei que vocês devem estar pensando: “mas as coisas não rolaram bem aquela vez, lá no passado”. É verdade, mas isso não significa que serão ruins agora. Não dá pra ficar fugindo da vida porque existe a possibilidade do sofrimento. E muito menos achar que se algo aconteceu uma vez, vai acontecer sempre.
Pense que viver, construir seu próprio caminho, requer atitude. E que amar requer coragem, disposição pra tentar de novo, se expor de novo em outros relacionamentos. Às vezes, é preciso ignorar a luz de emergência e deixar de lado posições de segurança (como por exemplo, fingir que não nos interessamos por mais ninguém); às vezes, é preciso dar um basta, parar de vivenciar o presente esperando sempre um repeteco do passado. E encarar sentimentos e momentos novos também de um jeito novo.
Nunca vamos conseguir mudar o que sentimos, mas podemos mudar o jeito de lidar com nossos sentimentos – e enfrentá-los, se for o caso.
E vocês? O que acham disso tudo que falei? =)
Se alguém tiver alguma duvida, ou sugestão pro próximo encontro, meu e-mail é: paula.cordeirolima@gmail.com.
Posso esperar vocês no próximo “Papo”?
Beijinhos
Paula Cordeiro

Nenhum comentário: