sexta-feira, janeiro 21, 2011
Estresse diminui capacidade masculina de interpretar emoções
Por Patricia Zwipp
Homens e mulheres reagem de forma oposta quando estão em situações estressantes, de acordo com uma pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Eles têm diminuição de atividade nas regiões do cérebro responsáveis pela compreensão dos sentimentos dos outros, enquanto elas mostram aumento dessa capacidade.
Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou cerca de 50 pessoas de ambos os sexos. Os participantes observaram imagens de rostos e tanto homens quanto mulheres apresentaram atividade nas partes do cérebro usadas para processamento visual, interpretação e compreensão de expressões faciais.
Em seguida, os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, foram manipulados. Sob estresse agudo, os voluntários do sexo masculino responderam menos às expressões do rosto, especialmente às de medo e raiva.
A cientista Mara Mather disse ao jornal Daily Mail que, em momentos estressantes, os homens tendem a se retirar socialmente e as mulheres procuram por apoio emocional. A publicação NeuroReport divulgou o resultado do trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário