segunda-feira, janeiro 10, 2011

LÁSTIMAS DO UNIVERSO FEMININO: A FALSA INTELIGENTE


Por Isaias Camanducaia.

Fazemos de tudo pra faturar a menina, não é? Poesia? Claro, adoramos. Cinema iranianos? Sem dúvida, pode deixar que compro os ingressos. Exposição de fotografia romena? Que ótimo, hoje mesmo acordei pensando em ver algo assim. Somos uns desgraçados em busca de fornicação e, para isso, mentimos compulsivamente.

Tanto que suportamos todo tipo de mulher chata: fofoqueiras, fúteis, tagarelas, piadistas frustradas e assim por diante. Mas um tipo que me irrita profundamente é a Falsa Inteligente. Vocês saberão do que estou falando. É osso duro de roer. É muito complicado lidar com esse tipo.

É aquela velha história: se eu quisesse alguém inteligente eu iria ver uma palestra. Então a gente finge interesse no papo aracnídeo da mocinha. Mas às vezes o conversê é DOSE PARA MASTODONTE.

São vários os sinais que nos fazem identificar uma falsa inteligente. O mais patente é quando ela começa a reclamar da futilidade do mundo. Ah, mas reclama que é uma coisa. Esse mundo está perdido, as meninas são superficiais, os meninos são isso e aquilo... Mas e ela? Uma toupeirinha de dar dó. Agüentamos.

Outro sinal é a necessidade suprema de afirmar a inteligência por meio do bom gosto - e, por "bom gosto", é bom que se entenda a capacidade de freqüentar os eventos mais chatos da história da cultura ocidental. Para piorar - sim, é possível piorar - ela não tem o menor subsídio teórico para discutir a respeito daquilo que viu/ouviu/apreciou. E NOS OBRIGOU A IR JUNTO.

Mais uma evidência: compra livros como quem pede porção de carne seca com mandioca. De fato, é boa com nomes de autores e, vá lá, um ou outro nome das obras. Mas, a fundo, não conhece o verdadeiro significado daquilo que lê (se é que realmente lê, já que há uma diferença grande entre a leitura física e a assimilação teórico/contextual).

Essas garotas também são peritas na arte de depreciar textos alheios, em especial quanto à gramática; tanto quanto as feias são ótimas no ofício de falar mal de outras feias, em especial levantando lebre sobre Photoshop. É sintomático. A verdadeira inteligente não liga muito para isso, assim como a verdadeira gostosa não liga pro Photoshop das outras.

A Falsa Inteligente, pela regra, gosta de música da moda e de coisas da extremíssima vanguarda. O que é um tremendo pé no saco, pois obviamente nós, homens, achamos uma merda - com exceção daqueles que, vocês sabem, não jogam exatamente em nossa equipe.

Importante lembrar que o simples fato de uma garota gostar de uma dessas coisas, ou até mesmo de todas, não faz com que ela automaticamente seja do grupo das Falsas Inteligentes. Claro, pode ser uma exceção à regra. Mas, também verdade seja dita, vai ser exceção assim lá no mato, né?

O problema aqui não é querer ser inteligente ou buscar conhecimento, pois isso é uma busca legal e interessante, embora muitas vezes nos dê no saco. A coisa fica feia quando a garota arrota um conhecimento que não tem, quase sempre sacaneando pessoas legais que supostamente não teriam a mesma altitude intelectual (o que é uma bobagem, pois via de regra são muito mais inteligentes).

Enfim, é isso. Não gostamos da Falsa Inteligente. Achamos um porre, um saco e, bom, só comemos porque somos homens e para isso não temos mesmo muito critério.

Assim falou Camanducaia.

* * *

Isaías escreve numa parceria com o Canal iG Sexo. Além disso, ele participa periodicamente de campeonatos de bocha, pebolim, arremesso de caroço de azeitona e alguns outros esportes que ainda não foram reconhecidos pelo COI.

2 comentários:

Dayane Martins disse...

olha, quase que me encaixo no perfil de "falsa inteligente". Graças a Deus encontrei algumas exceções. kkkkk...

Guacira Maciel disse...

Oi...
o que quis dizer, com: "como quem pede porção de carne seca com mandioca?
Um abraço,
Guacira.