quarta-feira, janeiro 26, 2011

PAQUERA E RELACIONAMENTOS: A SAGA DAS MÃES SOLTEIRAS


Por Gravataí Merengue

Recentemente, chegou-me uma pergunta pra seção de quinta-feira com uma dúvida inquietante. A garota, que é mãe, queria saber a razão pela qual boa parte dos homens batem em retirada quando sabem que ela tem um filho. Ela é bonita, curtem a balada, tal e coisa, mas fogem de compromissos sérios.

É um tema sério e profundo. Cabe um texto, e sem prejuízo de futuramente responder à pergunta, dentro do caso concreto. Vejamos.

Pra variar, cabe a mim a inglória tarefa de passar vergonha em nome das merdas cometidas pela maioria dos homens. Sim, claro, cometo as minhas (e não são poucas). Mas essa não é uma delas. Não sou do tipo que foge de mulheres com filho. E acho que isso é uma imbecilidade sem tamanho. Uma coisa ridícula. Falta de hombridade, acima de tudo.

Analisemos essa covardia por partes.

Em muitos casos, o cara é tão imbecil, mas tão imbecil, que sai correndo mesmo sem querer nada sério. É uma reação natural das características de frangote do ser. Puro instinto, enfim. A moça fala que é mãe e ele já se ouriça, num estranhíssimo alerta vermelho. O que ele queria? Nada! Mas, ainda assim, sai de fininho. Ridículo.

Passemos à segunda espécie, que não é nada melhor, apenas um tipo diferenciado de covarde: aquele que não pretende casar, mas apenas manter um namorinho, um casinho, algo assim. Mas, vejam só, ele não quer uma garota com filhos! Por quê? Boa pergunta. E não esperem uma resposta lógica, pois em lugar disso surgirá alguma justificativa ridícula. Simplesmente não quer e sai correndo. Medo? Talvez. Imbecilidade? Provavelmente.

E há a vala comum da hipocrisia social, os machistinhas idiotas e intoleráveis que perpetuam a babaquice das virgens vestais. É claro que não há mais a necessidade estapafúrdia do casamento ser com uma mulher "intacta" (só faltava essa, mesmo); mas ainda há (muita) gente que cultiva a estrambótica crendice de que a noiva não deva ter filhos.

Com isso, é claro, as moças-mamães cortam um dobrado no "mercado da paquera". E não adianta negar, seria ridículo da minha parte dizer que não existe isso, pois existe, sim. É um dos vários tristes retratos de nossa sociedade.

E seria injusto, por fim, não mencionar o outro lado dessa moeda: as mulheres que também evitam homens com filhos, por motivos quase sempre idênticos aos dos homens que não mantêm relacionamentos sérios com garotas-mamães.

Essa negativa é toda calcada na idéia de se construir algo sólido e maduro. Pode ser. Mas é um primeiro passo capenga, pois ele se funda na mais inequívoca imaturidade e no mais insofismável retrocesso mental e evolutivo. Se alguém quer dar um grande passo na vida, não faz sentido, ao mesmo tempo, dar trinta para trás.

(claro, sem revisão)

2 comentários:

Nay disse...

realmente fiquei boquiaberta com o comentario mas acho q eh so ele mesmo que pensa assim...

Nay disse...

gostei muito da publicação e quero comprar teu livro anota meu msn nayara @ to @ hotmail.com