quarta-feira, abril 06, 2011

Coisinhas simples que precisam ser lembradas!


Existem dúvidas sobre etiqueta que deixam qualquer um com vontade de sair correndo atrás de um manual com regras simples que nos salvariam de situações embaraçosas. Mas como os tempos modernos estão cada vez mais democráticos, certas normas que fazem bem a qualquer ser humano acabam sendo esquecidas. Nunca é demais lembrar estas regras simples que ajudam em relacionamentos com amigos, parceiros de negócios, namoro e trabalho.

Quando recebemos convites para festas, nada melhor que a indicação do traje a ser usado na ocasião. Seguir esse dress-code é fundamental. O black-tie é rigoroso, homens de smoking e mulheres de vestidos de baile e longos. No traje social, seja ele completo ou passeio completo, é usado terno e gravata (ternos claros para o dia e escuros para a noite) e mulheres com tecidos sofisticados como seda, crepes e bordados. Também existe o traje esporte fino ou traje passeio, onde não há necessidade de gravata para os homens, mas o jeans não entra, a calca do terno pode dar lugar a uma de brim com pregas, por exemplo. Para as mulheres saltos altos e vestido incorporado. Por fim, o traje esporte que se trata de uma roupa mais simples, onde os homens vão de camisas e calças esportivas, as mulheres não precisam de salto e um vestido leve pode ser apropriado. Para ambos, o jeans, desde que seja mais sóbrio, também está valendo. Bermudas, camisetas regatas, chinelos e afins não devem nem ser cogitados! Nos convites de casamento não existem especificação de trajes, pois leva-se em conta que é uma data importante para os noivos e todos os convidados devem estar bem arrumados, com roupas adequadas.

Se alguém lhe barrar na entrada de uma festa e você então lembrar que esqueceu de confirmar sua presença, não fique chateado. Confirmar presença, antes de ser educado, também é muito importante para quem organiza a festa, afinal leva-se em conta o número de convidados para a quantidade de bebida a ser servida, o número de canapés e doces individuais. Olhe no final do convite a sigla RSVP. Ela indica que você deve confirmar sua presença e de sua acompanhante, se for o caso. A sigla francesa significa “responda, por favor” (répondez s’il vous plâit) e deve ser levada a sério, caso você queira realmente contribuir com o anfitrião.

Uma escada pode gerar dúvidas constantes. Quem desce ou sobe primeiro: o homem ou a mulher? Por qual lado? A ordem internacional das escadas é subir e descer sempre pela direita. Os homens vão sempre à frente e as mulheres atrás, na subida e descida. Caso haja alguém com dificuldades, como uma senhora mais velha ou uma mulher com saltos muito altos, o ideal é que os homens subam ao lado, ou um pouquinho atrás, para auxiliar no caso de um desequilíbrio.

Os brasileiros são calorosos e adoram sair beijando as pessoas que acabam de conhecer. Mas há algumas situações embaraçosas, como reuniões de negócios, conhecer a esposa do seu chefe, a advogada do seu sócio, afinal quem beijar? Antes beijávamos os parentes e agora beijamos todos os amigos. Não somos só nós os brasileiros que saímos beijando por aí, os franceses, os russos e todos no Oriente Médio tem fama de beijoqueiros. Isso depende muito de hierarquia, deixe sempre o mais velho ou, no caso, aquele com mais poder, se posicionar. Já duas pessoas da mesma idade e situação profissional, é a mulher quem mostra se quer ou não cumprimentar com um beijo ou ficar apenas nos cumprimentos formais. O lado do primeiro beijo também importa, nós beijamos primeiro o lado direito do rosto, enquanto os italianos, por exemplo, começam pelo esquerdo. É educado e importante não beijar e também avisar quando se está gripado, numa situação de apresentações.

Lugares comuns como cinemas e bares também têm suas restrições. No cinema, alguns avisos já estão sendo colocados nos traillers dos filmes, como o principal que é desligar os celulares ou deixá-los no silencioso. Se você quiser comer pipoca durante o filme, você pode, assim como qualquer outro alimento ou bebida. Cuide com a limpeza do lugar, não jogue nada no chão durante a sessão, guarde com você e depois coloque no lixo na saída. Você pode guardar um lugar para a namorada que está atrasada ou foi ao banheiro, mas nunca mais que um. Falar também é permitido, mas fale baixinho com a pessoa que estiver com você, comentários sobre o filme sempre surgem entre os espectadores, só não vale comentar com a sua namorada o belo par de seios da Angelina Jolie...

Ainda falando em barulho, você pode ser simpático com seus vizinhos, caso more em condomínios e apartamentos. Você não gosta quando a vizinha do andar de cima está se arrumando para uma festa e insiste em andar de salto fino durante horas dentro de casa? Lembre a sua namorada que o vizinho de baixo também pode estar a ponto de bater na sua porta para reclamar. Ouvir música então nem se fala, vale a regra de não fazer ao próximo o que você não quer que façam pra você. Crianças barulhentas tiram qualquer um do sério, inclusive as nossas. Coloque freios nos seus pestinhas, mesmo que eles não sejam tão pestinhas assim. Crianças e cachorros são assuntos sérios. Nossos cães são queridos porque gostamos deles, mas nenhuma pessoa que nos visite tem a obrigação de gostar dos peludos. Se você recebe uma visita que não curte muito animais, seja compreensivo e mantenha seu cachorro em algum lugar reservado.

Uma gentileza na hora de avistar um zíper de calça aberto ou um pedacinho de salada nos dentes de alguém vale ouro. Uma ocasião que possa constranger alguém, mas que pode ser contornada. Se a pessoa estiver distraída e não reparou que depois do almoço, um verdinho da salada insistiu em ficar nos seus dentes, chame-a reservadamente e fale com muita naturalidade, bem baixinho, pra que fiquei somente entre vocês. O zíper da calça aberto talvez seja a mais complicada das situações, mas nada que o bom humor não compreenda e uma ajudinha indispensável apareça na hora certa. Nunca faça um papel desagradável, falando alto e na frente de todos os presentes que o “passarinho” do seu amigo vai fugir da gaiola. Nesse caso, é melhor o silêncio do que um comentário maldoso.

Essas são algumas dicas simples, porém muito úteis para o dia a dia no trabalho e na vida pessoal e social que nunca são demais em ser lembradas. Vale passá-las para os amigos e até a namorada pode dar uma lida. Nem sempre agir com cuidado é uma atitude comum, mas ter educação é fundamental.



Por Mariana Goulart

Nenhum comentário: