quinta-feira, abril 14, 2011

Como escolher seus óculos de sol

Como para encontramos alguém devemos cuidar da aparência, ou mesmo manter a aparência mesmo que continuemos com alguém....rs...segue dicas sobre o correto uso do óculos de sol.


Os óculos de sol têm a função de proteger os olhos dos raios solares nocivos, assim como esteticamente é um acessório que precisa seguir alguns critérios na hora da escolha para dar mais charme ao visual. Primeiramente é necessário adequá-los às atividades para as quais serão usados, já que existem iluminação e proteção específicas para esportes, lazer ou trabalho.

Para esportes praticados ao ar livre, óculos escuros são fundamentais. Ciclismo, remo, vela, esqui e outras atividades que exigem agilidade podem contar com a tecnologia da indústria, que oferece óculos leves, com lentes especiais e ajustes adequados, como elásticos, presilhas e aparatos para o conforto durante a prática desportiva.

Já no dia-a-dia, se o dresscode pede terno e gravata, os óculos devem acompanhar o estilo das roupas e manter a elegância. Para quem usa óculos de grau, as regras são ainda mais precisas. Armações sofisticadas e um tanto fashion podem ser escolhidas. Para quem utiliza óculos ´como roupa´, a variedade também acompanha as cores e formatos. Se o estilo é casual as armações podem ser mais ousadas. Aquelas com inspirações esportivas são as preferidas dos designers, publicitários, fotógrafos e homens que estão sempre ligados à tecnologia, como as armações com fibras de carbono e no estilo retro, tipo aviador.


Qualidade x Preço
Na hora de comprar seus óculos de sol, fique atento aos preços. Quando forem muito baratos, desconfie! Você pode estar comprando um modelo sem as proteções UVA e UVB, o que é extremamente perigoso para a saúde dos seus olhos.

Esta preocupação deve estar sempre em primeiro lugar. O filtro solar faz uma blindagem contra os raios luminosos nocivos e aumentam a incidência de doenças oculares. Os raios ultravioletas podem causar catarata e doenças degenerativas na retina, principalmente em pacientes da terceira idade.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam a cor da lente não influencia na eficácia da proteção. O importante é que elas tenham fatores de filtros específicos. Escolher errado pode gerar perda na qualidade de visão, dor de cabeça, vista lacrimejante, vermelhidão ocular, cansaço visual e falha nas atividades visuais.


Qual o melhor pra mim?
Para cada formato de rosto existe um modelo de óculos ideal. Alguns podem suavizar as linhas da face, outros podem destacá-las. As armações podem ser um dos fatores determinantes para o visual. Cada tipo de rosto merece um tipo de armação que destaque os pontos fortes e suavize aqueles detalhezinhos que a gente não gosta.

Quanto ao formato das lentes, deve-se levar em conta o formato do rosto, principalmente em armações quadradas com bordas levemente arredondadas. Cabelo e altura também contam na escolha usando a proporção: os maiores ficam bem em homens mais altos e vice-versa. O conforto é um fator importante, as hastes atrás da orelha não devem estar apertadas, mesmo que o modelo seja bonito. A questão aí não é apenas estética.



FORMATOS DE ROSTO

Rosto quadrado: escolha armações com cantos retangulares ou totalmente redondos para suavizar as linhas da face. Óculos com fios de náilon nas lentes também caem bem.

Rosto redondo: escolha armações quadradas, pois as linhas retas ajudam a afinar o rosto criando a ilusão de que o rosto é mais anguloso.

Rosto triangular: escolha armações estreitas, ovais e redondas e que possuem a parte inferior mais curta.

Rosto oval: é o formato de rosto mais fácil de combinar armações, pois ele combina com qualquer formato de armação.

Rosto alongado: escolha modelos esportivos ou de tamanho maior, fazendo com que o rosto pareça mais arredondado.

Rosto em formato de coração: evite os formatos que enfatizem a testa, escolha modelos sem armações fortes.




BIOTIPOS

Altos: abuse das armações maiores se você tiver o rosto fino. Hastes maiores e com detalhes também são permitidas.

Baixos: prefira modelos menores, pois estes deixam o rosto livre e mais equilibrado.

Gordinhos: evite armações muito chamativas e grossas, já que estas evidenciam papinhas e bolsas embaixo dos olhos.

Magrinhos: se além de magro seus traços forem delicados, como rosto fino, escolha modelos mais leves e sem muitos detalhes, ou use modelos lisos.

Loiros: escolha lentes escuras ou claras, armação leves e douradas.

Morenos: opte por lentes e armações mais escuras, com tons amarronzados.

Negros: escolha lentes com tons de âmbar e armações de metal ou envelhecidas.

Ruivos: opte por lentes e armações com tons de preto, vinho e vermelho.





Por Mariana Goulart

2 comentários:

Lisir disse...

Um adendo: o Instituto de Física de São Carlos lançou recentemente um "treco" para avaliar a proteção de um óculos a UV.

Aleksander disse...

Gostei dessa explicação e gostei muito dos post que estão aqui... to seguindo já...rs!!!
me seguem? http://passaahora.blogspot.com/
Eu falo de tudo, e pesquisando mais informações para meu post sobre óculos de sol achei esse aqui... =D
Brigado, até mais!!!