terça-feira, novembro 13, 2012

Amizade colorida

créditos: Getty Images
Amizade colorida

Será esse um dos assuntos mais polêmicos quando pensamos em amizade entre homens e mulheres? Existe amizade entre os sexos? Você deve estar aí lembrando de alguma moça que começou amiga, então virou ficante, namorada e, depois que acabou, não sobrou nada além de boas amarguras.

Todo mundo tem uma história pra contar sobre amizade colorida. Pode começar na aula, no escritório ou em qualquer outro lugar que tenha brechas para conversas longas e trocas de confidências. Muitos homens se tornam os grandes amigos das mulheres para dar o bote mesmo. São aqueles que, depois de saber quase tudo sobre a suposta amiga, partem pro ataque. Uns até se dão bem, enquanto outros se afundam totalmente.

A vantagem de se ter um amigo homem é passar longe da competição. Um amigo homem não quer o nosso namorado, nem nossos sapatos. Querem mesmo é conversar, saber das mulheres, são atenciosos e não parecem fofoqueiros. Mas sabemos que os homens fofocam, sim, e algumas vezes até mais que as mulheres.

Vocês, homens, quando querem, sabem nos escutar, nos dar atenção. Quando são nossos namorados não querem falar de muita coisa séria, querem mais é sexo e nada de comédia romântica! Grandes amigos coloridos se tornam grandes casais também, pois os segredos compartilhados viram confidências e companheirismo, ao invés de armas letais entre casais feridos.

Talvez o que nos deixa mais magoadas é exatamente isso: ter o cara certo pra compartilhar nossos segredos e angústias que, na maioria das vezes, está mais atento aos nossos decotes. Então contamos tudo, afloramos os sentimentos e achamos que temos os maiores amigos do mundo! Mas, por que não temos? Quantos amigos homens eu já tive que até hoje são meus amigos de verdade, daqueles nos quais posso confiar, que são queridos com a minha família e hoje visitam minha filha em casa! E quem disse que não serão amigos para sempre?

Há alguns anos, conversando com um analista sobre o assunto, ouvi o comentário médico: ´as mulheres bonitas têm amigos homens até quando elas quiserem, porque quando elas dão chance a estes amigos, eles vão pra cima com tudo. Homens quase nunca dispensam uma amiga bonita.´

Então quer dizer que depende da gente? Ou dá pra querer um amigo pra todo sempre? Vocês vão continuar nossos amigos e nos escutar, dizer a coisa certa e falar mal do nosso ex quando eles nos magoarem? Acho que, pra não perder esses grandes amigos, muitas mulheres fazem de conta que não perceberam um amigo mais empolgado por uma saia curta que uma conversa longa.

Dilemas à parte, a amizade entre homens e mulheres existe, sim. O que ela pode ter é começo, meio e fim. Ou prazo de validade: somos amigos até um de nós ceder à tentação, depois vamos ver no que vai dar. Ou talvez nunca acabar! Passa despercebida uma cantada de um amigo, e deixamos de notá-lo como homem (ou vice-versa), vendo o verdadeiro potencial amoroso retido ali. E ainda falamos alto que ´boba é aquela sua ex que deixou você ir embora, você merece coisa melhor´.

Há duas vertentes: a amiga de verdade, que realmente quer te ver feliz com outra mulher (desista de dar em cima dessa e fique feliz em tê-la como amiga!), ou aquela que um dia pode ser namorada em potencial. Para diferenciar as duas situações, apenas vivenciando-as. Mas por favor, sem fortes intenções perceptíveis de que somos melhores mulheres do que amigas, isso estraga tudo. Digo, a amizade, é claro!

Por Mariana Goulart

Nenhum comentário: