quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Existe isso de Macho Alfa?


Por Vitor Arcoverde
 
P.S.: Não se engane pelo nome, esse artigo também serve para mulheres.
Dã, claro que existe.
Mas não pense nos programas da discovery, onde um macho domina os outros ou os expulsa do bando, não, não é bem assim.
Mas os nossos grupos sociais são sim hierarquizados, de uma forma complicada e num emaranhado que varia bastante dependendo do ponto de vista. Entretanto, esse artigo não tratará de um estudo sociológico das tribos humanas no mundo contemporâneo, mas sim, dicas de como passar a imagem de um homem de verdade.
P.S.²: Vide que passar a imagem de um homem de verdade, não é dissimular algo que você não é, é sobre situar entre os amigos, colegas de trabalho etc… A capacidade que você tem, mas muitas vezes fica descredibilizada. AINNNN QUE FOFO ESSA FOTIN :3
# Sinta-se bem consigo mesmo.
Isso deveria ser obrigatório, mas a maioria das pessoas, principalmente em certas fases da vida, tendem a não se sentir confortáveis com elas mesmas. Com seus aspectos físicos e/ou psicológicos. E por mais complicado que seja, você precisa se aceitar. Mas preste atenção, não é se acomodar. Se você é gordo e não gosta de ser gordo quem na terra, iria gostar de ser gordo? deusulivre você precisa tomar uma providência. Muitos aspectos são genéticos e ‘imutáveis’ mas outros não, e se você não se sente bem com essa condição, mude.

# Não se envergonhe de nada.
E como um anexo do tópico anterior, não se envergonhe. – Não se sinta mal, por algum defeito que possua. Todos os humanos, exatamente todos, possuem defeitos. Não quero dizer que essas qualidades e defeitos são justos, nem dizer que são proporcionais. – Tem mulher que é bonita, rica, inteligente mas possui um dedo a mais. E você que é pobre, feio, fudido, tem os dedos bonitinhos. É injusto, mas é assim mesmo. E não adianta ficar cobiçando o ouro alheio, inveja é normal, e saudável (na própria fala de especialistas) mas cobiçar e desejar uma vida alheia não lhe trará nada de bom. O Reynaldo Gianecchini é bonito, forte, alto, rico, famoso e daí? Ele tem mais uma coisa que você não tem, câncer.
# Não se defenda, atacando.
Se você está no colegial, provavelmente isso continua funcionando. – Mas ao chegar em outras fases da vida, é preciso notar que defender-se atacando o torna chato, e você acabará por afastar as pessoas que lhe rodeiam. É o tipo de pessoa, que ao escutar uma crítica, instantaneamente tenta desviar a atenção para um defeito alheio, defende-se da crítica, criticando alguém. Faça diferente, siga o próximo tópico.
# Engrandeça suas qualidades, diminua seus defeitos.
Esse é o jeito certo de se defender de qualquer ataque alheio, desde o moleque mais velho te zoando, até a bronca do seu chefe. Você tem qualidades e defeitos, você é bom em algumas coisas, e ruim em outras, natural. Você já sabe o que deve fazer né? Engradeça suas qualidades, e se empenhe naquilo que você é bom.
Se você não é bom com números, não faça engenharia. Você é bonito? Valorize-se. É feio, mas inteligente, demostre sua inteligência.
P.S.³: Não estou levando em conta, o ‘gosto’. Se você não canta muito bem, mas gosta de cantar, não estou lhe dizendo para calar-se. Só friso que você não pode se aborrecer, se seus amigos não o aplaudirem de pé, ou apedrejarem sua casa.
# Defenda seu ponto de vista.
Não se cale, jamais. – Você acredita em algo? Defende um um ponto de vista, uma ideologia? Então defenda-as. – Não quero dizer que toda discussão é válida. Se você discute com todos, sobre tudo, acaba por se tornar chato. Eu sei, muitas vezes eu sou assim. O que não pode acontecer, é alguém pisar no que você acredita, ou criticar alguma atitude, ideal, etc… Incomodando-o e você ficar calado e ‘engolir sapo’. Por mais idiota que você seja, eu sei que idiotas também leem isso aqui você não pode aceitar tudo que lhe jogam na cara, não concorda? Então faça sua voz contar.

# Tenha atitude.

Falamos, falamos e falamos para chegar aqui. – Os tópicos anteriores são mais para auto-estima, e para lhe dar alicerces para chegar aqui.
O que difere um loser, de mim um Macho Alfa é atitude. – Se você soma todos os tópicos anteriores, você não tem medo de errar, não se sente acuado em tomar a frente em situações, não fica indeciso ou inseguro nos mais diversos aspectos. Você tem atitude.
E não me refiro a algum desodorante masculino, é fácil notar alguém com atitude e alguém sem.
E não, se você bebe algumas doses de bourbon e chega nas mulheres, isso não é atitude. Você está mascarando sua insegurança com álcool. Não digo que uma ou outra dose, para lhe deixar mais confiante, seja errado. – Mas um macho alfa é muito diferente de um loser bêbado.
E com todo esse blábláblá, eu não posso te ensinar a ter atitude. – Não estou dizendo que seja mais um caractere genético, mesmo que alguns já nasçam assim, qualquer um pode aprender (os tópicos acima realmente ajudam) a confiar no próprio taco. No caso das mulheres, na própria caçapa, rs. que trocadilho ruim, meu deus.

Nenhum comentário: