terça-feira, fevereiro 04, 2014

Brigas de Casal

As brigas de casal são muito frequentes e sempre são situações especiais porque as consequências de um desentendimento ou vários desentendimentos podem ser definitivas e irremediáveis. Quando a convivência se torna insustentável e o divórcio é a única saída que se enxerga, o resumo das justificativas sempre é o mesmo: incompatibilidade de gênios. Claro que há outros casos como adultério, violência, etc. Interessante é que uma queixa tão vaga e insólita seja tão frequente; quase uma unanimidade! Que será que quer dizer o termo "incompatibilidade de gênios"? Será queduas pessoas totalmente inconciliáveis, de interesses completamente diferentes, concepções adversas, opiniões opostas e mentes que não se suportam poderiam ter se casado um dia? Para quê? Ou imaginaria que gênios masculinos e femininos fossem semelhantes? Como disse John Gray: "Homens são de marte e mulheres são de vênus."

Macho e fêmea pertencem a mundos diferentes, são diferentes, pensam e sentem diferente, e se unem para se completar e não para se igualar. Mulheres amam e precisam falar sobre seus sentimentos e problemas; homens gostam de se fechar em si mesmos para balanço, para avaliar e resolver suas crises. A mulher quer melhorar o homem, o homem quer resolver os problemas da mulher. Mulheres adoram dar conselhos. Homens odeiam ouvir conselhos da mulher, pois se sentem reprovados e incapazes. A personagem de um filme policial disse: "Quando um homem olha para uma mulher, ele a imagina sem roupa. Quando uma mulher olha para um homem, ela o imagina com uma roupa melhor."As mulheres se queixam para receber atenção, carinho e proteção, e odeiam ouvir repostas objetivas, frias, casuais. Se ela diz:"Estou com frio", quer ser aquecida pelo abraço do homem. Mas este normalmente responde: "Pegue um agasalho", e ainda acha que foi muito atencioso.

Homens e mulheres podem aprender muito um com o outro e melhorar a vida e a estrutura emocional, amadurecer e construir uma relação muito rica e gratificante se cada um der ao outro não o que quer receber, mas o que o outro precisa. A mulher sábia aprenderá a responder:" Querido, que agasalho é melhor que um abraço seu?" E o homem sábio a tomará nos braços, num longo e carinhoso abraço. E o que é uma mulher sábia? É aquela que ama seu marido e , em vez de se opor a ele, sente-se responsável e atraída por ele. Da mesma forma, um homem sábio é o que está sempre pronto a compreender e acolher a esposa em suas reais necessidades. São diferentes, sim. Não imcompatíveis. e "viva a diferença"!

Quanto a causas de desentendimentos, buscar culpados é uma armadilha perigosa, já que tudo tem uma causa antes da outra, infinitamente. Uma mulher andava irritada, cansada e sem disposição para tolerar o barulho das brincadeiras dos filhos; castigava-os sem razão. Por que estava nesse estado? Porque seu marido não parava em casa e não lhe dava atenção. Por que seu mardio fazia tal crueldade? Porque não suportava mais as queixas da mulher sempre nervosa e insatisfeita. Por que ela estava tão insatisfeita e reclamando? Porque ela estava carente, mas seu marido entendia que ela estava brigando com ele, que ele não fazia nada direito, que a incomodava. Então ele saía de casa para evitar mais atrito. Mas o que a mulher queria mesmo era a presença, companheirismo, atenção e carinho. Então de quem é a culpa?

Do livro Sexualidade Plena

Nenhum comentário: