segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Como você sabe quando ama alguém?


Eu costumava acreditar que o amor era como um acender de luzes. Algo que desperta. Você fica com uma sensação de devastadora. Bate em você com força de uma porção de tijolos. Ou uma flecha forte.
Quando você sabe, você sabe. Certo? Nem tanto. Após 38 anos de um casamento acabado, eu não vejo mais o amor dessa forma. Coloquei o cupido ao lado do Papai Noel e do Coelhinho da páscoa.

O amor é uma série de escolhas. A primeira é baseada em muitos fatores. Química, princípios, lógica, humor, inteligência, aparência física, o momento em que vocês estão em sua vida, o que querem ou precisam. A lista de estende e o valor de cada fator muda dependendo do indivíduo. Baseado nesses fatores, tanto podemos escolher começar o processo de amor ou não. Se decidimos entrar nesse processo, a decisão de amar pode nos trazer momentos como acender de luzes.
A maneira com que ele olha pra você, a forma que ela te faz rir, os pequenos bilhetes que ele deixa em sua bolsa, como ela faz você se sentir quando você não sente nada.

Mas assim como em uma viagem de avião, existe a turbulência. As brigas. Os desentendimentos. As pequenas coisas que lhe incomodam. As meias dele. As compras dela. Você começa a se questionar se fez a escolha certa.
Uma vez que você está em dúvida, precisa toma outra decisão: continuar a voar com essa pessoa ou pular do avião. E essa escolha é baseada em outros mil fatores. Novamente dependendo de onde o indivíduo se encontra na sua jornada.
Se você decidir pular, a assustadora queda livre pode tanto te fazer mais forte (crescer) quanto miserável (depressivo). Mas mais cedo ou mais tarde você se encontrará novamente no aeroporto esperando embarcar em outro avião.
Então você se depara com a turbulência. Ou não há turbulência. Ou você mudou de ideia sobre o destino. Em ambos há uma nova escolha: voar ou pular.

Amor é fazer uma escolha a cada dia, tanto de amar ou não amar. É isso. É simples assim. Tanto continuar o processo ou não. Se apaixonar ou não se apaixonar. Ainda em relacionamentos, especialmente em relacionamentos. Isso não significa que não amamos a pessoa, significa que somos deixamos uma escolha. Há uma diferença entre sentir amor por uma pessoa (se importar com alguém) e amar alguém (escolher amar aquela pessoa). Mas isso não significa que você escolheu amar aquela pessoa pra sempre. A escolha de amar não é um sentimento, é uma ação. E por isso é tão difícil. Por que exige que façamos algo e não falo somente em comprar flores. Significa colocar o seu querer de lado.
Assim como na química, a habilidade de amar não é uma constante. É uma variável. Ela flutua dependendo de onde você está na sua vida e o que você está enfrentando no momento. Às vezes é fácil amar, às vezes é extremamente difícil. Mas ao final do dia é sempre uma escolha.
Ainda que o amor varie isso também se intensifica. Isso significa que quanto mais tempo você fica nesse vôo e embarcam nessa jornada juntos, mais frutos esse processo vai gerar. O seu investimento traz lucro. Suas escolhas se tornam mais fáceis. Vocês de tornam mais fortes não somente como casal, mas como indivíduos assumindo que o processo do amor é saudável - o que significa que vocês dois estão fazendo o trabalho.
A escolha de amar cria oportunidades de atingir notas na vida que você nunca poderia atingir sozinho. E é ISSO que faz a escolha valer a pena.

Então como você sabe se é amor?
Essa não é a pergunta a fazer. A pergunta é: você escolhe amar essa pessoa ou não? Agora. Não amanhã. Hoje. Faça uma escolha. Sim ou não. Se a resposta é sim, ame o mais que puder, ame com tudo que você tem (sua capacidade agora nesse momento da sua vida).
Se a resposta é não, me prometa uma coisa.
Deixe a queda lhe fazer mais forte.

Texto de John Kim

Nenhum comentário: