quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Meu Atual Quer Saber Detalhes do Ex. É Saudável Isso?


  • Meu Atual Quer  Saber Detalhes do Ex. É Saudável Isso?




  • Por Casal Sem Vergonha


    Casal,
    Meu namorado fica querendo saber detalhes dos meus ex-namorados. Ele diz que não é ciúme, só curiosidade, mas eu me sinto estranha falando sobre isso. E também não gosto de ouvir as histórias do passado dele. Vocês acham que isso é saudável?
    Leitor Anônima

    Querida leitora,
    O que você é hoje é o resultado da compilação de suas experiências passadas. Inclusive com seus ex namorados. Há poucas coisas na vida que nos ensinam mais do que viver lado ao lado de alguém com um universo diferente do seu. Cada ex significa mais experiências no currículo e uma melhor visão sobre relacionamentos. Ninguém passa por nossa vida e sai dela sem deixar marcas. Mas falar de ex pra algumas pessoas é mais tabu do que propor fio-terra. É motivo de briga, de climão, de cara fechada.  O lema “ex bom é ex morto” perdura por gerações de pessoas incomodadas com o fato que todo mundo tem um passado – seja ele negro ou branquinho.
    Por isso achamos um pouco injusto essa história das pessoas cuspirem no prato em que comeram e tratar/considerar o ex como se o sujeito tivesse sido um erro na sua vida. Você decidiu viver aquele relacionamento naquele momento e isso contribuiu de alguma forma. Não há como fugir disso. Portanto, achamos natural conversar sobre relacionamentos antigos. E quando se fala em relações que acabaram, é impossível deixar de citar a outra parte. Porque você não se relacionou sozinha, o outro era parte daquilo e não pode ser simplesmente apagado da história.
    Ou seja, não enxergue essa curiosidade do seu namorado com algo ruim. Uma das formas mais eficientes de aprender e de evoluir é analisando situações passadas. A sua relação atual pode melhorar se vocês puderem conversar com naturalidade sobre o passado. Aliás, você também deveria conversar com ele sobre os namoros antigos dele. Não precisa ter ciúmes. Ex é ex. Já está no nome. Pertence ao passado. Você pode lutar incansavelmente para que ele nunca cite o nome da ex, para que doe os presentes, que queime a caixa de cartas antigas. Esforço inútil. Querer apagar as memórias do outro é uma tarefa impossível – você pode lutar contra as coisas óbvias, mas como vai saber se aquela camisa que você acha linda, não foi justamente um presente da outra no passado? Ou se aquela camiseta que ele sempre te empresta quando você dorme na casa dele, com um número muito menor do que o que ele usa, não é um vestígio do passado? Você pode até lutar contra as coisas materiais, mas o invisível – que é o que realmente importa – ficará lá para sempre. Aprenda a viver com isso. E, principalmente, tire bom proveito disso.
    Quando vocês tratam desse assunto com naturalidade, automaticamente passam a ideia de um passado bem resolvido, importante, mas que ficou pra trás. E é nossa obrigação tratar nossa história com carinho, e não permitir que um novato chegue querendo impor que passe uma borracha na sua vida. Sua vida já existia muito antes dele chegar. E vice versa.
    Boa sorte!

    Nenhum comentário: