segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Motivação, segundo Felipão

Autor: Luiz Marins - http://www.anthropos.com.br  

Em 2002, a convite de Luiz Felipe Scolari, tive o prazer de fazer um pequeno trabalho com a Seleção Brasileira que foi pentacampeã.

Mais do que o breve convívio com os craques de nossa seleção, o que mais me impressionou foi o estilo de liderança do técnico Felipão.

 

Em verdade, Felipão é um campeão em motivar pessoas. Quatro coisas me chamaram a atenção em sua liderança motivadora:

- 1. Ele ouve. Ouve muito os jogadores. É um verdadeiro pai. Na verdade um paizão que está sempre disponível a ouvir.

      E o mais importante é que ouve com sentimento de escutar. Ele não faz de conta que ouve.

      Ele ouve, comenta o que ouviu, discute o ponto de vista de quem fala, principalmente de seus liderados.

      Ele ouve e aconselha. Ele sabe que seus liderados precisam ser ouvidos;

- 2. Ele acompanha o jogo. Ele é presente. Ali, na beira do campo, andando, como se quisesse entrar e jogar junto com seus jogadores, ele incentiva, grita com a voz do coração. Coração de quem ama seus liderados;

- 3. Ele não é falso. Ele demonstra suas emoções. Ele mostra suas decepções e alegria. Ele não hesita em pedir desculpas quando a emoção fala mais alto e alguém sente-se ofendido.;

- 4. Ele dá feedbacks imediatos. Ele cumprimenta; passa a mão na cabeça; dá um tapinha nas costas; faz sinal com os polegares, fazendo com que seus liderados saibam exatamente quanto erram e quando acertam.

 

Na seleção de Portugal, ele parece usar o mesmo estilo, a mesma liderança franca, direta, sincera, emotiva e, acima de tudo, eficaz.

 

Os comentários da imprensa e dos próprios jogadores de Portugal são os de que, com Felipão, todos sentem vontade de jogar, vontade de vencer. Ele consegue aquilo que todo líder mais deseja: que todos os seus liderados   deem tudo para atingir um objetivo comum. E esta é a maior genialidade do Felipão: ele consegue formar em cada jogador, um incrível espírito de time, de equipe, de amizade e impregnar de afeto pessoas que competem entre si.

 

Pense nestas quatro atitudes altamente motivadoras na liderança do Felipão. Traga isso para sua vida pessoal e profissional e experimente o sucesso como um verdadeiro líder. 

Nenhum comentário: