quarta-feira, novembro 17, 2010

História de Amor

Moses Mendelssohn, avô do grande compositor alemão, era um homem baixo e corcunda. Um dia ele foi a Hamburgo para visitar um comerciante que tinha uma filha muito bonita. Embora Mendelssohn a admirasse muito, ela o evitava, aparentemente por causa daquela deformidade física.


No último dia de sua visita ele foi se despedir dela. O rosto da moça parecia brilhar de tanta beleza, mas quando ele entrou, ela baixou o olhar. O coração de Mendelssohn ardia de paixão por ela. Após dizer-lhe algumas palavras, ele encaminhou a conversa para o assunto que lhe transbordava da alma:


– Você acredita que os casamentos são decididos no Céu? – perguntou ele.


– Sim – respondeu ela. – E você?


– Sem dúvida – concordou Mendelssohn. – Eu acredito que quando uma criança nasce, Deus diz: “Esse garoto vai se casar com tal garota.” Mas no meu caso, Deus ainda acrescentou: “Mas sua esposa vai ter uma horrível corcunda.” Nesse momento eu disse: “Oh, Senhor, isto seria uma tragédia para ela. Por favor, deixe que eu seja corcunda e ela bonita.”


A história diz que a moça ficou tão tocada por estas palavras que tomou a mão de Mendelssohn e mais tarde se tornou sua amorosa e fiel esposa.

Nenhum comentário: