sexta-feira, novembro 12, 2010

RITUAL MANJADO: TRAIR, PEDIR PERDÃO, TRAIR NOVAMENTE...


Por Gravatai Merengue

Em primeiro lugar, sejamos aqui todos honestos (homens e mulheres), o truque acontece e é repetido o tempo todo simplesmente porque dá certo. Mas, independentemente disso, é muito ridículo. E acho sofrível por duas razões: a desculpa é quase sempre mentirosa e trata-se de um ritual de humilhação para ambos. Mas vamos aos fatos.

O camarada trai, sai com outra ou outras, é pego com a boca na botija, seja num flagrante ou cagüetagem, e aí começa a papagaiada... PROMETE QUE ISSO JAMAIS ACONTECERÁ. É mentira. Ele sabe que é cascata, ela sabe que é lorota. Mas ambos fingem que acreditam, tudo fica como dantes na relação de Abrantes. E o que significa esse "dantes"? Simples: traições voltarão a ocorrer, mas "escondidinhas".

Nesse ponto, as mulheres são diferentes - talvez mais evoluídas, não sei, mas são diferentes. Quase sempre traem com algum componente romântico, algum envolvimento, não apenas na base da busca sexual. E isso é muito mais desesperador, pois a essa altura a vaca da relação já está no brejo há tempos. E se houver condições por parte do "outro", nem existe hipótese do joguinho "pedir desculpas / voltar tudo ao normal / trair de novo". Ela vai de uma vez e o traído já era.

O homem, não. Ele "gosta da titular", mas é um sentimento relativamente complexo e controverso, pois às vezes isso não abarca de forma muito ampla os sentimentos da garota, enquanto sai com as outras. Mas, enfim, acredita piamente que "gosta da titular". E, de fato, volta para ela supondo-se apaixonado, presenteando-a, e verdadeiramente arrependido a cada aventurinha encerrada - o que não impede, é verdade, o início de outras tantas depois de algum tempo.

Claro que generalizar é um erro, e há casos de quem se arrependeu e mudou definitivamente o comportamento. E há casos de mulheres que traem sem qualquer vínculo sentimental, apenas pelo prazer do momento, sem nunca mais querer saber do sacripanta. Falo aqui - vocês entendem - das situações mais comuns. E praticamente todos já viram algo assim, ou talvez viveram circunstâncias similares. Não é?

Cabe questionar, portanto, a razão pela qual passamos por isso. Por que motivo continuamos nessa lengalenga? Por que os homens propensos a trair não terminam de uma vez e vivem como solteiros? Por que as mulheres conscientes dessa situação não fazem o mesmo? E mais: por que homens e mulheres se acomodam em relações infelizes, mesmo quando ainda são muito jovens?

Talvez sejam instintos primitivos (ui), talvez sejam necessidades sociais, talvez pura e simples imbecilidade. Tudo isso é medo de ficar sozinho na velhice?

De fato, não é "machismo de conveniência" quando o camarada diz para sua garota que saiu com outra sem deixar de amá-la. Isso realmente acontece, e mesmo quando bizarramente faz isso algumas vezes. O problema, claro, é quando o mesmo malandrão não aceita a desculpa do lado oposto - aí, sim, temos o um machismo muito conveniente.

Muitas garotas, às vezes, acabam se expondo a situações vergonhosas, como quando montam verdadeiros clubinhos de ódio contra determinados rapazes. Juntam-se a outras também "vítimas" do sujeito e destilam todo seu ódio contra o mulherengo em questão. Na verdade - como a história não se cansa de provar -, na primeira oportunidade qualquer uma passa namorá-lo. E o "clubinho" que se dane!

Depois - é óbvio -, o cara faz as mesmas merdas e, de duas uma: ou a garota volta a odiar e repete o mesmo rosário de ofensas, talvez no mesmo "grupo de apoio à vítima do cafajeste", ou então enfia de vez a viola no saco e simplesmente aceita. Nos dois casos, convenhamos, não há mais vítima ou algoz. Todos já aceitaram claramente o 'contrato', que por sinal nem é exatamente tácito.

"Ah, os homens são assim". Muitos e muitas dizem isso. E pode ser verdade, apesar da generalização. Mas e as mulheres, em que pese outra generalização, também não "são assim"? Assume-se que as pessoas "são como elas são", mas apesar disso a grande maioria não ousa propor um relacionamento em que as coisas sejam mais claras, obedecendo-se aquilo que todo esse povo considera "natural".

Fico em dúvida se esse "medo de passar a velhice na solidão" é um temor legítimo ou somente hipocrisia ou burrice. No fim das contas, se todo mundo fosse honesto, além de passar uma vida menos infeliz e hipócrita, já imaginaram como os asilos seriam animadíssimos?

Nenhum comentário: