domingo, outubro 28, 2012

10 dicas para iniciar bem o dia



Algumas pessoas enfrentam uma verdadeira batalha todos os dias de manhã: sair da cama. Já outras conseguem acordar dispostas quase todos os dias, mesmo levantando antes até do sol nascer. Essa minoria consegue executar inúmeras tarefas enquanto a grande maioria das pessoas nem sequer tenham saído da cama.
É importante levantar cedo?
Na teoria, não. Seu patamar de produtividade não deveria ser diferente se você acorda as 5:00am ou ao meio dia. O que realmente importa é a qualidade do seu sono e que você consiga dormir o tempo suficiente para que sua mente e seu corpo consigam descansar.
O que torna as pessoas mais produtivas que as outras, é puramente o desejo de aproveitar tudo que o dia tem a lhe oferecer. Alguns levantam com um propósito, agem com determinação e querem aproveitar todo o tempo disponível para atingir seus objetivos.
Todos nós deveríamos fazer parte desse grupo de pessoas altamente produtivas e aproveitar todas as oportunidades do dia! Se você ainda não conseguiu, não tem problema, você não está sozinho. Veja abaixo as 10 dicas e inicie já a transformação dos seus dias.

1 – Sorria

Existe alguma forma melhor de começar o dia do que com um belo sorriso no rosto? Esse simples sorriso o ajudará a sentir em paz e satisfação. Mas como fazer para se lembrar de sorrir assim que acorda muitas vezes mesmo ainda meio grogue do sono? Lembretes! Cole lembretes escrito “Sorria!”, no seu despertador ou espelho. Pode ser também uma foto ou qualquer outra coisa que o faça sorrir. O importante é estar no seu campo de visão ao acordar.
Seu sorriso além de alegrar seu dia, ajudará também todos que estão ao seu redor. É como se você tivesse a chance de presenteá-los com o maior e melhor presente todos dos dias. Nada que você comprar poderia trazer tanta felicidade quanto seu sorriso sincero. E o melhor, esse presente não lhe custará nada.

2 – Viva com propósito

Você se lembra quando era criança e queria evitar a hora de ir dormir a qualquer custo? Queria sempre ficar mais 10 minutos acordado para aproveitar até o último minuto! A explicação para essa atitude é muito simples: Você simplesmente não queria perder nada! Queria participar de tudo, viver tudo!
Como adulto, nós precisamos de algo mais legal que simplesmente não querer perder nada. Por isso é importante termos a disciplina de todos os dias nos desafiarmos, fazer algo que libere adrenalina, que nos divirta, definir metas ousadas e criar meios para chegar mais perto desse objetivo. O que vou fazer HOJE para me aproximar do meu objetivo? E faça. O sentimento no final do dia de ter completado tudo que se propôs a fazer irá gerar energia e motivação levando você para um outro patamar de produtividade e quando menos esperar, vai voltar a não querer mais “perder tempo dormindo”.

3 – Beba água

Tome um copo de água antes de ir dormir e dois copos assim que se levantar. Enquanto você dorme, a água estará trabalhando no em prol do seu corpo, além de hidratar, ela também ajudará a equilibrar vitaminas e minerais com isso melhora a qualidade do seu sono.
A água assim que acorda, ajuda o seu corpo e sua mente a “acordar”, desencadeando uma série de eventos no seu corpo um deles é acelerar seu sistema digestivo.

4 – Compromisso em se levantar

O fato de sermos guiados pelos nossos hábitos dificulta bastante o processo de adaptação a tudo que é novo. Podemos facilitar essa adaptação respeitando o ritmo do nosso organismo. Procure uma hora de deitar e de se levantar que seja melhor para você, quando encontrar, se esforce para manter esse horário. Com o tempo, seu relógio biológico irá registrar essa rotina, e todos os dias seus corpo fará de tudo para te ajudar a levantar da cama 100% disposto.

5 – Se exercite

O mesmo processo citado acima serve também para se alimentar se exercitar e todas as outras atividades do seu dia-a-dia. Porém ao optar pela prática de exercícios no período da manhã, você estimula a circulação sanguínea e libera endorfina elevando seu nível de energia.
Uma vez acostumado com essa rotina, seu corpo já estará preparado, energizado e esperando ansiosamente o início dos exercícios, antes até de você pensar em se levantar. Essa energia irá simplesmente lhe empurrar da cama!

6 – Coma como um Rei

Aquela velha história de tomar um café da manhã de Rei, almoço de um nobre e jantar de plebeu, não é somente uma história. É realmente melhor comer as maiores porções de alimentos pela manhã, pois iremos utilizar essa energia durante o dia.
Ao decorrer do dia, menos horas teremos para utilizar essa energia, uma metáfora simples é imaginarmos os alimentos como se fossem gasolina e nós como se fossemos automóveis. Nosso objetivo é nunca deixar gasolina no tanque de um dia para o outro, logo não tem lógica encher o tanque do carro quando você já está perto de casa. Ao dormir com o “tanque vazio”, seu corpo poderá se dedicar ao processo de reparo e rejuvenescimento das células melhorando a qualidade do seu sono.

7 – Planeje o seu dia

Você pode até desejar viver com propósito, porém se isso não se transformar em um planejamento com atitudes que você deve realizar, essa promessa não passará de uma promessa. Planejamento é um dos processos mais importantes para você conseguir alcançar seus objetivos. Ao ter uma plano bem definido, criamos também uma ferramenta extremamente importante para acompanhar nossa evolução e comemorar nossas realizações. Gerando uma motivação extra para ter um dia maravilhoso todos os dias, pois todos os dias realizamos algum objetivo.
Esse processo de planejar as ações do dia, não precisa levar mais que 15 minutos e pode ser feito toda noite antes de dormir. É muito importante ao fazer esse planejamento, lembrar de colocar também as atividades de lazer, essa programação lhe ajudará a viver todos os dias produzindo mais resultados, se divertindo aproveitando todos os momentos da sua preciosa vida.

8 – Leia

Evite a qualquer custo, ler emails, checar Facebook, twitter etc, na sua primer hora do dia. Aproveite ease precioso tempo para ler alto que a jude no sue crescimento. Se você ler uma hora por dis, via ler um livro por semana ou aproximadamente cinquenta livros por ano. Por mais simples que pareça 99% da população mundial não o faz.
Se você se dedicar uma hora por dia para ler e estudar, em três anos você terá lido aproximadamente 150 livros e terá adquirido conhecimento suficiente para se tornar um mentor na sua área de atuação. Em 5 anos, você provavelmente será uma autoridade nacional no assunto. Portanto, leia, leia e leia! Não leia simplesmente por ler, se dedique, estude.

9 – Faça as perguntas certas

Seja de forma consciente ou inconsciente no momento que acordamos iniciamos uma série de perguntas: “Já está na hora de levantar?”, “O meu Deus, porque tenho que levantar cedo todos os dias!?”.. Aprender a escolher essas perguntas é fundamental para a qualidade do seu dia pois todas as perguntas que você fizer, seu cérebro tentará buscar por uma resposta, ao se perguntar diariamente “Por que minha vida é ruim?”, não espere boas respostas, seu cérebro buscará um milhão de motivos para justificar por que sua vida é ruim.
Porém ao fazer perguntas que lhe incetivam: “Como posso melhorar meu dia hoje?”, “Quais são as melhores coisas acontecendo em minha vida nesse momento?”, “O que me deixa mais empolgado?” etc.. Adivinhe o que vai acontecer? Seu cérebro fará o mesmo trabalho que faz com as perguntas anteriores, porém os resultados das suas perguntas serão fortalecedores e positivos.

10 – Tenha um tempo para você

Aprenda a separar um tempo seu toda manhã para fazer algo que você realmente goste. Existem infinitas opções de coisas e gostos, então essa ultima dica é muito pessoal e varia muito para cada indivíduo, para uns pode ser meditar ou brincar com o cachorro, apreciar seus filhos, fazer yoga, não importa muito qual é a atividade, desde que seja fortalecedora e você realmente goste MUITO de faze-la.
Essa atividade, além de servir como uma alavanca para te tirar da cama é uma grande aliada em definir seu humor desde cedo!
Não espere para iniciar as mudanças positivas em sua vida, inicie já e tenha disciplina até que se torne um hábito. Se durante o processo você falhar, não se preocupe. A note o motivo por que falhou e reinicie o processo com o cuidado de não cometer o mesmo erro que antes.

Nenhum comentário: