terça-feira, outubro 23, 2012

O que ninguém conta sobre morar sozinho

por Alberto Brandão

Alguns perderam os pais, outros mudaram de cidade ou país para estudar. Uns não aguentam mais os pais por perto, outros estão acomodados há mais de 20 anos, dando trabalho, tendo suas cuecas lavadas, pedindo para tomar um pé na bunda. Os cenários variam, os motivos não importam. Morar sozinho é uma arte sem escola.

Tem quase 6 anos que já não moro mais com minha família. No meu caso, não foi uma questão de escolha: a vida me colocou na rua. Tive de me virar de qualquer jeito, apanhei muito até desenvolver os conceitos e dicas que vou compartilhar aqui. Tudo é muito delicado e muito novo quando você está entrando nessa vida – e mesmo para quem já mora sozinho há algum tempo, alguma das dicas podem fazer alguma diferença.
Existem duas visões do mundo do homem solteiro que mora sozinho. A versão popular foca na liberdade para levar qualquer garota para casa, fazer festas e bagunça. Não estou dizendo que isso não acontece, porque acontece. A outra visão é bem mais complicada (e ignorada). Somos orgulhosos demais para compartilhar esse tipo de coisa, mas a maior parte do trabalho da vida de um homem solteiro que mora sozinho é não enlouquecer.
Créditos: André Dahmer
Viver longe do hotel da mamãe é um processo que leva a muita introspecção. Pensar nos problemas e viver situações que parecem insolúveis todos os dias podem, e geralmente levam, a um grande processo depressivo, angustiante. Por mais que tentemos nos livrar disso, melhor é encarar as experiências como parte de nosso desenvolvimento e amadurecimento.

1. Crie princípios

Quando moramos com nossos pais é muito simples seguir na onda, fazer as coisas de qualquer jeito, copiar algumas coisas deles e simplesmente tocar o barco. Quando o boteco é seu, a coisa muda de figura.
Criar princípios claros para como pretende levar sua vida, desde a frequência de arrumar sua casa, receber pessoas, deixar as garotas dormirem por lá, coisas que pretende comprar, prioridade dos gastos (qualidade ou preço), até o que pode ou não ser feito dentro da sua casa por você e por amigos.
Criar princípios claros e simples nos mantêm longe de problemas, diminuem o esforço de manter a casa organizada e acabam com a necessidade de ficar pensando tudo do zero a cada nova decisão.

2. Saiba o que falta

No início da vida solitária, descobrimos que faltam mais coisas na casa e na vida do que poderíamos imaginar. Isso com certeza vai gerar um certo desespero, principalmente quando você não tem todos os móveis, aparelhos domésticos e todo esse aparato a que sempre fomos acostumados na casa dos nossos pais. No meu primeiro apartamento eu tinha apenas dois pratos (muito bem escolhidos), um kit barato de talher e um conjunto de copos.
Faça uma lista com tudo que você precisar usar ou acabar sentindo falta, mesmo que seja algo pequeno e que tenha precisado apenas uma vez na vida. Adicione absolutamente tudo nessa lista, de tapete para o banheiro até o PlayStation 3. Divida a lista em colunas de prioridade e pelo menos uma vez por mês, de acordo com a sua disponibilidade financeira, mate um item da lista. Pode demorar, mas isso vai fazer tudo ir ficando mais confortável.
Se não souber por onde começar, convide uma amiga mais próxima, passe um dia com ela em casa e fique com um papel por perto para anotar tudo o que ela procurar ou pedir e você não tiver.
"Já fiz a mudança quase toda, só estão faltando algumas coisinhas"

3. Tenha um plano

Essencial saber o que você quer construir. Tenha um plano claro das possibilidades divididades em “básico”, “confortável”, “ideal”. Detalhe em forma de itens tudo que precisa para viver em cada uma das realidades, desde o valor do aluguel, tipos de apartamento, velocidades de conexão de internet, tipo de cama e colchão, eletrônicos, móveis, roupas… Crie uma lista para cada um dos caminhos a trilhar.
Se souber quanto custa viver em cada uma das situações, saberá quanto dinheiro falta para alcançar o novo patamar, o que normalmente acaba impulsionando uma onda empreendedora criativa.

4. Sua casa é sagrada

Muita gente se deslumbra com a liberdade e acaba deixando que a casa vire uma zona completa onde todos fazem de tudo. Por mais que você até faça uso (eu não curto), tente evitar o uso de drogas ilícitas dentro de sua casa. Evite bagunças exageradas, barulho excessivo depois das 22h e respeite as reclamações dos vizinhos.
Por mais que a maioria dos jovens queira dizer que não devem nada a ninguém, mantenha uma boa postura em sua vizinhança – em uma emergência qualquer é importante poder contar com eles.

5. Não leve todo mundo pra casa

Assim como na casa dos seus pais, quando moramos sozinho não devemos levar todo mundo pra casa, inclusive qualquer garota estranha. Histórias sobre como sua casa parece um bordel, como você não tem critérios, como sua casa vive cheia de “gente estranha” voam por aí bem rápido. Leve amigos e pessoas que confie. Quanto às mulheres, tenha critério e discrição. Aquela sua vizinha não vai te dar mole se você entrar com uma garota diferente em casa todo dia. E você ainda vai ficar sem confiança na praça. Sua imagem é algo muito sério e deve ser sempre a melhor possível.
A relação com os vizinhos pode fazer sua vida um inferno, mas pode fazer tudo ser bem mais fácil e agradável. Meus vizinhos deixam filmes para eu assistir embaixo da porta, quando fazem pratos refinados me convidam para experimentar, sempre me oferecem carona para o trabalho. Considero isso um ponto crucial para continuar morando onde moro.

6. Não beba todos os dias

Nada como tomar cerveja quente no dia da mudança...
Agora começa a parte séria do assunto. Quase todos os jovens que conheço e moram sozinho sofrem algum tipo de processo depressivo. Como disse no começo, tentar não enlouquecer é uma arte nesse negócio de morar sozinho. Normalmente você vai acabar tentando afogar os problemas em uma cervejinha, vai virar uma garrafa de vodka, depois um whisky… e aí o alcoolismo bate.
Já vi isso acontecer, já quase fiz isso, mas acordei e vi que estava me afundando nisso. Abusar do álcool é muito comum quando se vive sozinho. As vezes é bom curtir a fossa tomando alguma coisa, vendo um filme ou comendo alguma coisa mais gostosa, mas o excesso pode te afundar fácil, sem falar no buraco no seu bolso.

7. Cuide da bagunça

Você vai negligenciar a limpeza, eu sei disso. No começo é complicadíssimo manter tudo limpo todos os dias. Ainda mais se não estiver disposto a pagar uma diarista. Sua casa vai virar um buraco, é sério! Tire 30 minutos do dia. Logo que você chega em casa depois do trabalho ou da aula, simplesmente organize as coisas, coloque tudo no lugar. Tire as roupas do sofá, os sapatos do meio do caminho e lave a roupa suja. Faça todo dia uma pequena arrumação e então tire um dia da semana que for livre (sábado, no meu caso) para uma boa faxina.
Se você pretende levar aquela gatinha para sua casa, não vai querer que ela encontre uma cueca em cima da pia da cozinha ou tenha que afastar a bagunça para poder sentar no sofá. Nada impressiona mais uma garota do que entrar na casa de um homem solteiro e encontrar tudo na mais perfeita organização. Limpeza também vai ajudar a se sentir muito mais confortável em casa. É um item importante para não enlouquecer sozinho.
Para alguns, esse é o estado mais organizado que conseguem

8. Seja profissional e tenha bons amigos

Independente da sua área de atuação, se você não for um funcionário publico que mama no governo, você tem que se preocupar em manter o dinheiro aparecendo todo mês, fato. Quando morava com minha mãe, eu tinha uma postura muito negligente quanto ao profissionalismo e achava exagerado algumas atitudes. Hoje em dia me preocupo o máximo possível em fazer o melhor dentro da empresa, ser o exemplo. Se eu for demitido, eu não como, eu não tenho onde morar, vou dormir na rua.
Quando moramos sozinho e não temos uma possibilidade de ajuda, é bom tratar de ser o melhor profissional possível. E sim, a maior rede de contatos para onde correr quando algo der errado. Eu só aprendi isso quando a responsabilidade me puxou pela gola.

9. Gaste dinheiro para economizar dinheiro

Entender esse ponto de vista mudou completamente a forma com que a vida sozinha funciona dentro de casa. Comprar um videogame pode ser um gasto grande a princípio, mas pode manter você muito mais noites dentro de casa, evitando que gaste dinheiro com baladas e outras saídas.
Televisão, seriados, jogos mantêm você em casa. Se você não sai, não gasta dinheiro! E mesmo quando você já estiver sem grana, ficar em casa não vai ser tão depressivo quanto se você não tivesse absolutamente nada para fazer.

10. Cultive uma boa relação com a solidão

Vejo amigos pensando em morar sozinho, tentando sair a todo custo da casa dos pais, mas sem saber direito o que é que espera do lado de fora. Já meus amigos que estão morando sozinho, independente do estado em que se encontram, se queixam de solidão e mesmo os que fazem fila de garotas reclamam do vazio que sentem. Ontem conversando com um conhecido, ouvi:
“Meus pais quase não ficam em casa… É igual morar sozinho, não?”
Não.
Às vezes, quanto maior a quantidade de garotas com quem nos relacionamos, mais vazios nos sentimos. De sentir vontade de chorar naquela quarta às duas da manhã sozinho na cama. Os amigos tentam usar nossa casa de motel e precisamos de muito jogo de cintura para saber dizer não. As garotas nos tratam diferente porque somos o “homem independente” que mora sozinho e temos de ser prudentes o suficiente para saber manter uma boa postura diante de tudo novo que aparece.

11. Viva (e viva com vontade)

Nem tudo é difícil e terrível nessa vida. Saia e chegue tarde, fique até mais tarde na cama e, quando não der vontade, não faça o que não quer. O boteco é seu e você faz o que quiser! Todas as dicas são voltadas para reduzir as dificuldades e fazer com que a vida solitária seja menos dolorosa.
Aceite os convites dos amigos que ligam de madrugada para sair, compre as bobagens que você quiser para a geladeira quando tiver dinheiro sobrando, vire a noite jogando seu jogo preferido, faça tudo que você sempre quis fazer, mas faça com responsabilidade! Tudo de mais faz mal, mas tudo de menos também. Então viva.

12. Dica principal: não esqueça do banheiro

Se eu puder fixar uma única dica, aqui vai: mantenha o banheiro limpo, é o primeiro lugar que as garotas pedem pra ir.
Se quiser sujar bem a cama, limpe a privada. A pureza e brancura do vaso sanitário é inversamente proporcional à dos lençois pós-coito.

Se você puder relatar sua experiência morando sozinho e compartilhar outras dicas, tenho certeza que vamos inspirar vários caras a sair da casa dos pais e a viver melhor no seu próprio espaço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu pelo Post, encontrei o site pelo google e foi direto ao ponto que eu estava procurando. Grande abraço, Renato Ricardo.