quinta-feira, março 10, 2011

Que lobo você irá alimentar?


Já havia ouvido essa história com cachorros, não tão rica em detalhes. Já havia inclusive usado como ilustração em meus pontos de vistas, segue a vcs então:

Por Deena Bartel-Wagner

O idoso avô cherokee (tribo indígena norte-americana) estava perturbado com as coisas que via acontecer a seu neto. O mundo parecia estar atraindo o rapaz para longe de tudo que lhe havia sido ensinado. O avô lutou com esse pensamento. Durante dias ficou pensando que palavras deveria dizer a seu amado neto que fizessem uma diferença por toda a vida e o atraíssem para longe do mal que ele estava seguindo.


Finalmente as palavras vieram. Enquanto o avô estava sentado junto ao fogo, olhou longamente para o neto. Então, disse: “Há uma luta ocorrendo dentro de mim. “É uma luta terrível entre dois lobos. Um lobo representa o medo, a raiva, a inveja, a tristeza, o remorso, a ganância, a arrogância, a autocompaixão, a inferioridade, as mentiras, o falso orgulho, a competição, a superioridade e o ego”.


“Qual é o outro lobo, vovô?” perguntou o neto.


“O outro lobo representa a alegria, a paz, o amor, a esperança, a partilha, a serenidade, a humildade, a amabilidade, a amizade, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé. Essa mesma luta está acontecendo dentro de você e dentro de todas as outras pessoas, também.”


O neto pensou sobre a história que o avô havia acabado de contar. Sentiu esses mesmos lobos lutando dentro dele. A batalha era longa e árdua. Havia dias em que ele desejava desistir. Não sabia qual seria o resultado dela em sua vida. Desejava saber, e então perguntou ao avô com certo medo na voz: “Vovô, qual lobo irá ganhar?”


O avô sabia que havia alcançado o coração do neto, por isso simplesmente respondeu: “O que você alimentar”.


O conselho do avô era verdadeiro. O lobo que alimentarmos em nossa vida é o que irá nos consumir. Um amigo certa vez me disse que todos temos vícios, mas alguns são mais aceitáveis que outros. Há muita verdade nessa declaração. Por que o drogado que está só esperando por sua próxima dose é considerado um marginal, mas uma compradora compulsiva que mal pode esperar que o shopping abra às dez da manhã para que ela tome sua “dose” de compras nem mesmo gera uma reação na maioria das pessoas?

Podemos escolher alimentar o lobo do vício ou o lobo da liberdade. Que lobo você vai alimentar em sua vida nesta semana?

Nenhum comentário: