sexta-feira, janeiro 13, 2012

Eles também querem namorar!

por Ana Carolina Pinto

Homens confessam que gostariam de ter uma companhia para namorar



A situação não está mesmo fácil. Enquanto as mulheres, em sua maioria, seguem atrás de um relacionamento sério, os homens fogem do compromisso e só querem festa. Há bem pouco tempo atrás, essas afirmações eram dadas como um fato concreto, muito por causa da romantização do amor por parte das donzelas e da necessidade dos meninos afirmarem sua masculinidade pelo número de parceiras. Mas perto do Dia dos Namorados, não tem jeito: todo mundo gostaria de ter uma companhia para curtir a data dos apaixonados.

Sempre sobra para as mulheres a função de celebrar a data publicamente, ou lamentar a falta de um namorado para curtir o dia. Mas os homens românticos também existem e fomos atrás deles para saber: afinal, o Dia dos Namorados tem ou não importância no calendário masculino?

A resposta é animadora! "Com a proximidade da data, sempre bate o desejo de encontrar alguém e a vontade de começar um relacionamento sério. Comprar presente e ganhar também, fazer ou sair para um jantar romântico e mandar flores são algumas opções que pensaria em fazer nesse dia", confessa Bruno Costa, 30 anos, morador do Rio de Janeiro.

"Mas como solteirão, o programa que me resta é ficar em casa para não ter que ver casais felizes curtindo a data especial.", lamenta o rapaz, que não perde as esperanças de achar a mulher amada. "Continuo a procura de uma parceira disposta a começar um relacionamento sério".

Mas o mercado está tão difícil assim? Bem, de acordo com o últim Censo, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem mais mulheres do que homens: são 96 para cada grupo de 100 brasileiras! O que está faltando então para encontrar uma pretendente?

"Gosto muito de namorar, mas também sou criterioso quando o assunto é dividir minha vida com outra pessoa. Solteiro há quase 3 anos e morando sozinho, fica cada vez mais difícil encontrar mulheres que saibam namorar e dar a liberdade necessária para não “sufocar” o companheiro", explica Bruno.

Para Elano Ramos, de 37 anos, não tem tempo ruim. "A história é sempre a mesma, quando estou sozinho, quero arrumar uma namorada; quando estou namorando, quero ficar sozinho. É o ciclo!", brinca o rapaz, para depois revelar que curte sim um clima mais romântico.

"Se estiver com uma gata, tudo é um motivo pra um jantar bacana, um lugar especial, ou até mesmo um motel bem maneiro, passar o dia junto e pegar um cinema ou ver um filme em casa", lista ele, que já se programou para este ano, em que está - oficialmente - solteiro. "No sábado, a boa vai ser um show e no domingo, de repente, um cinema com a gata que ainda não se tornou uma namorada!", deixa escapar ele.

Com certeza, o desejo de ter alguém especial não se restringe apenas às mulheres. Mesmo solteiro, Fernando Pinheiro, de 39 anos, curte o romantismo e considera o Dia dos Namorados uma data especial, sim. "É uma data para ser comemorada e acima de tudo para mudar um pouco a rotina do dia a dia. Infelizmente tudo fica lotado, assim prefiro fazer alguma coisa em casa mesmo, quando não dá para viajar e curtir a dois".

E mesmo que os homens não confessem, uma mulher ao seu lado faz toda a diferença. "Sinto falta de uma namorada. Apesar de estar sozinho é bom ter alguém ao seu lado, o que esta complicado hoje em dia", afirma Fernando, sem querer repetindo o discurso de muitos mulheres.

O coro é endossado pelo ilustrador Pacha Urbano, de 33 anos. "É sempre bom ter alguém com quem compartilhar carinhos, intimidades, momentos bacanas. Mas isso acaba se tornando um problema quando a gente vê esta ausência como uma vaga a ser preenchida", ressalta ele, que não quer uma companhia só por causa da data comemorativa.

"Justamente nestas épocas festivas que esta sensação se agrava, porque somos extremamente expostos à manifestações de amor alheio e cobranças, sejam íntimas, sejam culturais. É mais ou menos como ser órfão no Dia das Mães ou Dia dos Pais. E uma namorada, penso eu, não é um cargo que se dê a qualquer uma, então o melhor é não se precipitar e tentar preenchê-la desesperadamente. Quando acontece naturalmente é sempre muito melhor". Viu como ainda há esperança? Basta não ter pressa e deixar o amor acontecer o ano todo!

Nenhum comentário: