quinta-feira, janeiro 12, 2012

Namoro Problema

por Redação MSN Mulher

Conflitos podem ser maiores do que as alegrias


O que no início era maravilhoso pode se tornar um problema muito grande. Por parte de algumas pessoas a entrega ao relacionamento amoroso é tamanha que acaba saindo do limite. A mulher perde o controle da sua rotina e acaba priorizando o que na verdade é a parte menos importante de sua vida, o outro.


Marisa de Abreu, psicóloga clínica, psicoterapeuta há 24 anos e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, afirma que a partir do momento em que a mulher abdica de sua vida e atividades pessoais em função do companheiro, ou de uma relação, abre caminho para o isolamento.


O que acontece é que, embora elas saibam o risco que correm, as mulheres se iludem com as maravilhas das primeiras semanas de namoro. “Como a sensação de todo início de relacionamento é muito gostosa, algumas mulheres acreditam que isso é suficiente. Mesmo que racionalmente saibam que um relacionamento corresponde apenas a uma parte da vida de qualquer pessoa, seus sentimentos a enganam. O resultado é o desfrute desta sensação de plenitude como se fosse um vício”, diz a psicóloga.


Patrícia Rodrigues, 28 anos, conta que já se viu em uma situação como esta. Durante oito meses tornou o namoro prioridade em sua vida, até que chegou ao ponto de deixar de sair com as amigas na ausência do namorado. “Eu já não via graça em fazer qualquer coisa sem ele. Mesmo quando o Thiago estava viajando a trabalho eu não queria sair com as minhas melhores amigas”. Por pressão da família e dos amigos, Patrícia deu um basta na situação e o relacionamento não resistiu às mudanças de comportamento da moça.


Esta postura não é rara. Marisa Abreu diz que muitas mulheres “colam” no parceiro, como se fossem perdê-lo, caso não estejam ao lado dele em todos os minutos do dia. “O que ela não percebe é que isso é um ‘tiro que sai pela culatra’ pois é exatamente uma atitude como esta que assusta o namorado”.


O grude também pode abrir margem para um comportamento possessivo por parte do rapaz. A psicóloga diz: “Se esta moça tiver o azar de estar se relacionando com um homem dominador, com certeza será vitima dele. Ele vai saber que ela considera o namoro mais importante do que o relacionamento com as amigas e toda sua vida pessoal.”


“Eu cheguei a largar o emprego por causa do namoro. Nossos horários não batiam, eu trabalhava no período da tarde até a noite”, conta a estudante Bruna Liber, 24 anos. “Embora não esteja empregada, eu não me arrependo. Acho que é mais fácil encontrar um bom emprego do que um bom namorado.”


Marisa comenta que mulheres nestas situações precisam refletir sobre o quão elas são importantes para elas mesmas, precisam perceber que ao se anularem não terão nem o agradecimento nem o reconhecimento deste namorado, muito pelo contrario. “Todas as pessoas gostam mesmo é de quem gosta de si”, finaliza.

Nenhum comentário: