quarta-feira, junho 13, 2012

5 motivos para curtir a solteirice no Dia dos Namorados

5 motivos para curtir a solteirice no Dia dos Namorados
A proposta do artigo é pensar o Dia dos Namorados por novos ângulos. Deixando de lado a idealização, o romantismo exagerado, o apelo comercial, assim como a angústia daquele que se imaginava em ótima companhia celebrando mais um dia especial. E são exatamente esses pontos que vamos repensar e colocar em nova perspectiva.

Aqui listamos cinco motivos para aproveitar o dia e deixar de lado a sensação de que estariam melhores se estivessem namorando:

1. O que no Brasil chamamos de Dia dos Namorados, em outros países é chamado de Dia de São Valentim e é um dia reservado para celebrar o amor não só entre duas pessoas, mas também o amor pela família, pelos amigos, um dia para comemorar os laços de afeto. Sendo assim podemos seguir o exemplo de outras culturas e fazer o mesmo, aproveitar o dia para estar com amigos, brindar à vida, se divertir, reunir pessoas queridas, sair com elas. É uma ideia muito mais interessante e menos limitante do que a necessidade de ter apenas uma pessoa com quem compartilhar.

2. Fugir da obrigatoriedade de passar por todo o ritual de jantares, presentes e afins. Tornou-se uma data tão comercial que casais são compelidos a agirem quase todos da mesma forma e, quem está solteiro, sente como um dia que não os pertence ou ao qual eles não têm direito. Como se nenhum lugar, restaurante, loja estivesse preparado ou interessado em receber alguém que não esteja acompanhado. Todos, sem que percebam, entram num mesmo modo de funcionamento e poder estar de fora dessa roda pode ser igualmente divertido. Isso serve também para os que namoram, a relação deve ser sempre celebrada e não apenas lembrada no dia comum à todos.

3. É boa a sensação de liberdade de não ter que ser mais uma ovelha no rebanho, a felicidade não é reservada apenas aos comprometidos, todos, os que estão dentro e os que estão fora, podem ser felizes e realizados com suas vidas. Se estiver namorando muito bem, caso não esteja sinta a alegria de poder ser exatamente como é possível. Essa é uma sensação de liberdade que poucos alcançam, normalmente sentem-se mais seguros quando estão dentro de certos "padrões" estabelecidos, embora um pouco de reflexão ajude a perceber que "padrões" não são garantia de uma vida melhor ou mais feliz. Felicidade é ser e viver da forma como acredita-se e como é possível para cada um. Portanto não é mais feliz aquele que namora e sim aquele que aproveita a vida da forma como ela é apresentada no momento.

4. Se ainda assim tiver um enorme desejo em namorar e por enquanto não encontrou a pessoa certa, também pode ser uma boa ocasião para refletir sobre suas escolhas amorosas, sobre relacionamentos passados e tudo que os envolve. O que se repete, o que pode ser transformado, que escolhas vem fazendo e acima de tudo se vive uma vida saudável emocionalmente.

5. Apesar de sabermos que alguns meses antes, a data começará a ser anunciada e o apelo emocional/comercial exaustivamente desgastado, ainda assim é apenas mais um dia. Um dia que pode ser vivido com mais angústias ou menos dependendo do tanto de importância que se deposita na ocasião. Certos solteiros se deixam "contaminar" por todo o exagerado entorno que os rodeia, o que afeta a autoestima e os faz valorizar a data mais do que seria necessário. O curioso é que passado esse dia todos os outros seguem da mesma forma, nada mudou e o sofrimento foi em vão. No fim é apenas mais um dia e vivê-lo acompanhado não é garantia que no mês seguinte continuará namorando, assim como não estar namorando no dia dos namorados não significa que na semana seguinte não possa encontrar alguém bacana e com quem começará uma relação. Portanto pondere e coloque em perspectiva a sua angústia, nada é tão definitivo que não possa mudar e isso se aplica para tudo na vida.

Enfim, quem estiver namorando celebre como desejar e quem não estiver celebre do mesmo jeito, com amigos queridos, com a família, com aqueles que também importam e que trazem alegria, companhia e amor para os seus dias!

Por Juliana Amaral

Nenhum comentário: