quarta-feira, junho 13, 2012

GALINHAGEM, CONSERVADORISMO E SEXISMO


Perguntei há pouco, no Twitter (embora já tivesse alguma noção das respostas gerais), se uma garota solteira que desse mole e pegasse geral seria “para namorar”. Homens, no geral, responderam que não. Mulheres, em larga maioria, responderam que sim.
Daí fiz a pergunta no sentido contrário: homem galinha é “para namorar”? Os rapazes defenderam essa hipótese e as meninas já não foram tão enfáticas naquilo de “é direito dele”. Mas pesquisas assim – embora elaboradas pelo infalível DataEU – nem sempre registram o tanto que as pessoas são incoerentes (sempre em favor de si próprias).
Os homens, na maioria, NÃO TOLERAM mulheres galinhas. Isso é um atraso, uma burrice, um comportamento idiota. As mulheres, sabendo disso, imputam (a meu ver, corretamente) machismo e tacanhice. Ok. Mas e o contrário?
Como qualificar a mulher que não aceitaria nem cogigar namoro com um rapaz pelo fato dele ser “galinha”? A pergunta se torna ainda mais perturbadora quando é uma garota que, no outro caso, acha perfeitamente normal uma garota que “sai com vários” ser também “namorável”.
Minha opinião: quem tá solteiro tem mais é que fazer o que dá na telha, pois não tem compromisso com ninguém. Mas há, sim, um sexismo de ambos os lados e isso é, para dizer o mínimo, algo comicamente ridículo. Toda essa galera é, no fim das contas, bem conservadora – além de oportunista quanto à coerência.
Os homens, na grande maioria, não gostam desse negócio da mulher ter aprontado várias, e isso reflete insegurança e vaidade; as mulheres, idem, e por motivos muito parecidos. Resultado: muitos evitam curtir mais a vida como se estivessem numa espécie de exame de comportamento contínuo para a suposta (e muitas vezes inexistente) vaga de “cara-metade” de alguém.
Parem com isso.
Até porque o inaceitável, mesmo, é trair alguém, sair com outrem tendo um compromisso. E não deixa de ser lamentável quando esse tipo de falha é perdoável por quem não tolera a tal promiscuidade dos solteiros.

Por Gravataí Merengue

Nenhum comentário: