segunda-feira, agosto 22, 2011

Insatisf'AÇÃO


Olá, pessoal!


Hoje assisti a um novo Vlog que, posso dizer, foi interessante (rs).


Fez-me pensar que estamos vivendo uma característica comum entre as gerações: A insatisfação.


Já notaram como sempre reclamamos de algo? Ao menos uma vez por dia expressamos uma frase insatisfeita.


E, vejam, não é minha intenção "reclamar" do fato de "reclamarmos" demais (rs). Apesar de considerar este um ciclo inevitável. O fato é que a insatisfação tornou-se uma característica tão presente entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que me flagrei questionando:


Qual a necessidade disto?




E em minhas reflexões não pude deixar de considerar que estamos tão envolvidos em nossas atividades, tão entretidos com nossos compromissos, que a observação em relação ao que está em nosso entorno torna-se facilmente restrito.


Afinal, se gastássemos apenas alguns minutos efetivamente pensando no que estamos reclamando, certamente notaríamos que poderia ser pior.


Ou que o "problema" nem merece tamanha atenção assim.


E, neste sentido, retorno à pergunta inicial:


Afinal, por que reclamamos?
Por que nos sentimos constantemente insatisfeitos?


Talvez sentimos essa necessidade de reclamar, porque é natural em nossas percepções críticas e/ou pessimistas conceder atenção ao que está incompleto ou falho.


Talvez essa necessidade exista, porque precisamos construir e consolidar uma nova cultura, que nos liberte das constantes (re)considerações lógicas e permita que façamos a REAL experiência de nossas vidas – aceitando de bom grado as dificuldades e facilidades que possuímos.


Ou talvez seja apenas uma forma de expressar nosso desejo de mudança!


Seja qual for a razão, não podemos esquecer a importância de agirmos sobre o que nos incomoda! De não nos mantermos presos em um discurso insatisfeito, que em nada acresce nosso espírito ou resolve nossos "problemas".


Muito embora reclamarmos verbalmente seja um comportamento capaz de operar sobre o ambiente, é certamente limitado e poderia ser enriquecido com outros comportamentos mais eficazes e com melhor função.


Desejo que não nos limitemos às reclamações e as transformemos em insatisf'AÇÃO. =)

Por Francine Porfirio (http://psi-consciencia.blogspot.com)

Nenhum comentário: