terça-feira, agosto 16, 2011

Por que a Gente Mente?


Por Ivan Saraiva

As pessoas mentem por vários motivos: para conseguir algum tipo de vantagem, para fugir de uma responsabilidade ou mesmo para fugir de um constrangimento. Mas não importa o que tenha acontecido, a mentira nunca é a melhor opção. Na verdade, ela nem deveria ser considerada uma opção.


Como qualquer pessoa, já menti na vida e deixo aqui uma coisa bem clara: nunca foi a melhor opção. A consciência dói. Às vezes, é necessária outra mentira para arrumar a anterior. Realmente, não vale a pena mentir. O que precisamos é coragem para assumir nossas atitudes e ações, e pensar muito antes de agirmos, para não nos envergonharmos do que fazemos.


Talvez você esteja envergonhado por ter mentido para alguém que você ama. Ou talvez esteja constrangido porque criou o hábito de mentir, mas não se deu conta disso, e agora não consegue deixar de mentir. Isso é muito ruim. Mas sempre é possível recomeçar. Custe o que custar, você perceberá que falar a verdade é sempre muito melhor!


Especialistas indicam que até na hora da mentira é possível se descobrir a verdade. Além dos detectores de mentira bem conhecidos e bastante aplicados em alguns países, existem indícios que podem apontar para um possível mentiroso:


• Uma pessoa que mente, geralmente, tenta não fazer contato olho a olho.
• As expressões de um mentiroso sempre demoram mais do que normalmente, e ele muda de expressão repentinamente.
• Mentirosos usam humor e sarcasmo para fugir de alguns assuntos.


É evidente que não podemos julgar alguém apenas por esses fatores, mas você percebeu como as pessoas mudam para mentir? Suas ações, seus reflexos, seu comportamento, tudo muda na hora da mentira. Toda e qualquer mentira não provém de Deus. E eu e você não queremos nada que não venha do nosso Criador. Hoje, e em todos os dias de sua vida, fale apenas a verdade. Que você tenha um dia verdadeiro!

Nenhum comentário: