sexta-feira, agosto 05, 2011

Mulheres contam se traição pode ser perdoada


Por Juliana Crem

O assunto é polêmico e delicado. Afinal, ninguém gosta de ser enganado, ainda mais por quem se ama. Por ser este um assunto polêmico, que traz dúvidas para os homens, o Terra conversou com mulheres de profissões diversas para saber se uma traição pode ser perdoada. A resposta foi que 80% não perdoariam a escapada do parceiro e a quebra da confiança foi relatada como sendo talvez mais importante do que o fato de ter existido um contato físico com outra pessoa, o que é compreensível. Na mitologia grega, Eros, deus do amor, ao perceber que fora traído por sua esposa Psiquê, gritou que "o amor não vive sem confiança", abandonando-a e muitas mulheres disseram que agiriam da mesma forma.

Gabriela Araujo trabalha com Recursos Humanos na capital paulista e foi categórica: "eu não perdoaria. Acho que relacionamento não é feito só de amor e carinho. É feito de respeito e confiança também e a traição quebra esses dois elos. Acho que nunca mais ia conseguir confiar na pessoa, estaria sempre duvidando, com o pé atrás. E não dá para manter um relacionamento com essa insegurança". A analista Gabriela Gerbi, analista de marketing da mesma cidade concordou. "Sou bastante radical em relação a isso e não perdoaria uma traição. Como eu não trairia, não aceitaria que fizessem isso comigo e não conseguiria mais confiar e acredito que, naturalmente, o relacionamento não daria certo."

O assunto é discutido em terapia, entre amigas, na mesa do bar e traz reações bem variadas. Há mulheres que reagem a uma traição com a agressão física e aí, pobre parceiro, que leva uma surra e tanto! Outras caem no choro e muitas pensam em vingança. Antes de cair em tentação é preciso levar em consideração o perfil da parceira e, mais do que isso, os sentimentos dela. Pode até ser que o relacionamento não estivesse bacana, mas é preciso respeitar o outro e se colocar no lugar dele. Afinal, como reagiria se fosse o contrário?

Reações variadas
Algumas das mulheres ouvidas disseram acreditar que a traição pode virar um vício e, por isso, se ele errou uma vez e foi perdoado, tende a achar que pode repetir o ato sempre. Mas há mulheres que deixariam o deslize do parceiro passar. Algumas, da boca pra fora, apenas para poder dar o troco, outras o fazem de coração. "Pelo que tenho visto por aí, perdoar ou não uma traição depende de vários fatores e do quanto você gosta. A mulherada é mole", opinou a sommelière de cervejas Carolina Oda, de São Paulo (SP).

Para Bia Amorim, gerente de marketing de Ribeirão Preto (SP), a situação é bastante relativa. "Depende da situação, do contexto, do tempo de relacionamento, da graduação alcoólica sua, afinal, se está bêbada, perdoa. Mas acho que é muito fácil, quando alguém erra, simplesmente jogar tudo para o alto. É preciso ter muita maturidade para olhar a situação", explicou, deixando no ar que o perdão pode acontecer.

Se você traiu e espera o perdão, Carolina deixou uma dica: "acho que o segredo para ser perdoado é estar arrependido. É até bom se ficar traumatizado, porque vai pensar bastante antes de fazer de novo".

Nenhum comentário: