quinta-feira, abril 11, 2013

7 erros na busca de um novo amor

Você pode estar fazendo tudo errado. Supere os obstáculos e atraia relacionamentos amorosos de qualidade

Por Andrea Giusti e Carolina Garcia 
Após o término de um relacionamento é comum sentimentos negativos surgirem. O tempo cura algumas feridas, mas outras permanecem abertas impedindo que novas experiências amorosas aconteçam. Em geral, sete erros são os mais recorrentes. Conheça quais são eles e faça uma autoanálise sincera.

Getty Images
Deixe os sentimentos negativos de lado e encare um novo amor

1. Preguiça de recomeçar

A preguiça está ligada ao conforto. Não se expor significa não ter que lidar com pessoas e situações indesejáveis, mas também bloqueia o movimento, o novo. “O primeiro passo é sair do comodismo e enfrentar o mundo”, afirma Rebeca Fischer, psicóloga e instrutora da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Comece um curso livre, entre na academia, vá ao cinema, saia de casa mesmo sozinha. “A preguiça é passageira, e a partir do momento que você começa a se arrumar para sair, ela vai embora”. 2. Medo do novo
O medo é uma prisão. Segundo Magdalena Ramos, psicóloga especializada em terapia de casal e família, as pessoas que foram muito magoadas ou traídas podem precisar de ajuda profissional para superar traumas. “É preciso passar algum tempo sozinha e fazer uma autoanalise, descobrir as próprias qualidades e ganhar respeito por si mesma”, recomenda. Kelen Pizol, psicóloga especializada em psicoterapia cognitiva, explica que o receio gerado pelos relacionamentos passados aparece em duas situações: “A pessoa evita se arriscar porque não sabe o que pode acontecer e acaba ficando com o pé atrás, esse é o medo do desconhecido. E tem o medo de sofrer novamente, de ser abandonada, de não dar certo ou ter algo negativo”.
3. Alimentar o rancor pelo “ex”
“A raiva é um veneno que a pessoa toma esperando que o outro morra. Enquanto estiver com ódio, ninguém consegue se envolver novamente”, afirma Rebeca. Para Magdalena, a única forma da pessoa se livrar desse sentimento negativo é perdoando. “Não é fácil, mas é preciso”, diz. Segundo Kelen, o rancor faz parte do processo de esquecimento, é necessário aceitar esse sentimento para ficar em paz. “Existe esse período de luto pelo relacionamento que acabou, é normal. Mas ficar remoendo impede de seguir adiante”.
4. Não saber ficar sozinha
“Ficar sozinha é um ato de coragem, é um momento de autoconhecimento, mas algumas pessoas não conseguem”, diz Rebeca. A carência e a ansiedade são as grandes responsáveis pela sensação de solidão e o medo de nunca mais encontrar um parceiro. “Ela se coloca na obrigação de engatar um relacionamento no outro, como se não pudesse ter esse tempo. É preciso ter paciência, sem afobamento”, conta Kelen. O ato impensado faz com que a pessoa entre no primeiro relacionamento que aparecer. “E esse padrão de comportamento tende a se repetir”, alerta.
5. Manter objetos e recordações
Livre-se da escova de dente esquecida, não ouça a “música de vocês” e guarde as fotos em um lugar distante. “Esses detalhes ficam reabrindo as feridas”, explica o psicólogo Ailton Amelio. O mesmo quando se trata de redes sociais. “Ficar fuçando no Facebook e Twitter do ex-namorado pode levar a uma depressão profunda”, avisa Rebeca. Kelen também concorda e sugere distância do perfil da pessoa em questão.
6. Cultivar amigos sugadores de energia
Fique ligada em algumas atitudes típicas de uma falsa amiga: liga para contar todos os passos do seu “ex”, mesmo sem ser solicitada; fica amicíssima dele após o término e espera que você compreenda; só sabe dizer que ‘homem não presta’ e adora te ver solteira, pois assim podem sair juntas; acha defeito em todos os seus novos namorados; só fala de si mesma e não sabe ouvir. Fuja!

Arte iG
Horóscopo Chinês traz notícias da vida amorosa
7. Dar ouvidos às pressões da família
As reuniões de família podem ser muito cansativas para as solteiras. A pressão para que elas encontrem um amor – ou simplesmente deixem de ser sozinhas – aparece em forma de piadas, lamentações e questionamentos sem fim. “Não fique triste, você vai encontrar um homem bom”, “mas você é tão bonita, eu não entendo” e “vai ficar pra titia mesmo?” são as frases comuns do parentesco ansioso. “A sociedade cobra da mulher que ela tenha um relacionamento – qualquer um, e ela chega a se sentir diminuída quando está sozinha”, conta Rebeca. “Essa expectativa pode fazer com que a pessoa entre em um relacionamento para agradar aos outros ou apenas fugir do incômodo”, diz Kelen Pizol. Para lidar com essas situações, uma dica é encarar o assunto com bom humor. Mas como tudo que é demais cansa, ser sincera também é uma saída: “Eu sei que vocês se preocupam comigo, mas eu não gostaria de debater a minha vida íntima em público”. Provavelmente você não vai agradar aos outros com a sua frase, mas certamente será mais respeitada.

Nenhum comentário: